NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Como fazer levain

Quem um dia já se arriscou a fazer pão caseiro, em algum momento, se deparou com o fermento natural. Ele é conhecido por diversos nomes: levain (francês), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), massa madre (espanhol), massa lêveda (português de Portugal) ou massa azeda.

E aqui entre nós: um pão com esse fermento pode levar mais tempo para ser feito, mas o seu sabor é incomparável.

E o melhor:  o levain  poder ser feito em casa. Como? É o que vou ensinar no post de hoje.

Levain

Para fazer levain de forma correta, é necessário utilizar um recipiente adequado (de preferência um pote hermético de vidro) para que o processo de fermentação ocorra bem e de forma mais rápida.

Caso você não tenha um com tampa, pode utilizar um pedaço de pano e um elástico para garantir uma boa vedação.

Ingredientes:

12 colheres de sopa de farinha de trigo

8 colheres de sopa de água filtrada

Modo de preparo:

Para começar, esterilize o pote de vidro na água fervente e seque-o bem com um pano. Coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de água e misture bem com uma colher. Em seguida, tampe o recipiente e coloque-o dentro de um armário escuro e fechado. Espere 24 horas.

Após um dia de fermentação, é provável que a mistura de farinha e água já esteja um pouco espessa. Para prosseguir no preparo, adicione mais 3 colheres de sopa de farinha e 2 colheres de sopa de água. Misture novamente com uma colher, de modo que fique tudo homogêneo. Tampe novamente o recipiente, coloque-o dentro do armário e espere mais 24 horas.

Para continuar, basta seguir as mesmas etapas do dia anterior: abra o recipiente, adicione mais 3 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de água e misture novamente. Agora, o levain já começa a ganhar forma, ficando mais espesso (com a aparência de um fermento natural). Tampe novamente o pote, coloque-o dentro do armário e espere mais 24 horas.

Chegou a hora de realizar a última fase de preparo do levain. Abra o pote hermético, adicione 3 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de água e misture novamente. Nessa etapa, é provável que os ingredientes estejam mais difíceis de mexer, mas faça uma força para que tudo fique homogêneo. Depois, tampe de novo o recipiente e deixe-o no armário por mais 24 horas. Passado esse tempo, o levain já estará pronto para o uso.

O ideal é que você use metade do levain (cerca de 50 gramas) para preparar uma receita de pão e guarde o restante na geladeira até a confecção da próxima receita, assim, você garante que o fermento fique bem conservado.

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda