É tempo de Outubro Rosa! O movimento mundial para a conscientização sobre o câncer de mama foi criado em 1997 nos Estados Unidos com objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce.
Mas em pleno XXI ainda há muitas dúvidas sobre a doença, que é considerada o câncer que mais acomete as mulheres no país. Somente esse ano são estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
E eu acredito que a informação é uma forte arma contra a doença, por isso selecionei alguns conceitos que são disseminados erroneamente para você entender o que é mito e verdade sobre o câncer de mama.
1.Câncer de mama só aparece em quem tem histórico familiar
A maioria das mulheres acometidas pelo câncer de mama não tem familiares com a doença. As estimativas mostram que aproximadamente 10% dos casos têm origem hereditária. A história familiar, porém, influência quando o parentesco é de primeiro grau, ou seja, se a mãe, a irmã ou a filha foram diagnosticadas.
Os principais fatores de risco para a doença incluem o tabagismo, a obesidade, o alcoolismo e o envelhecimento. Portanto, algumas medidas preventivas podem começar muito cedo, ainda na infância. Fique atenta!
2. Usar desodorantes antitranspirantes e/ou os sutiãs com arame causam câncer de mama?
O câncer de mama não tem relação com lesões na pele, com o tipo de sutiã ou o uso de desodorantes. O que muitas vezes ocorre é que as mulheres, ao sofrerem um trauma qualquer na região da mama, ao apalparem o local da batida percebem nódulos que nunca haviam percebido, mas que já estavam lá.
3. Silicone causa câncer de mama?
Colocar silicone não tem nenhuma relação com o câncer de mama, mas a cirurgia provoca cicatrizes nas mamas que podem dificultar a visualização de alterações que, em alguns casos, podem ser sinais de câncer, como retração na pele, que mudam a textura e a forma do seio, e um aspecto granuloso ou rugoso na pele das mamas.
Por isso, se você já colocou silicones ou se você tem qualquer tipo de cicatriz nas mamas, é bom ficar ainda mais atenta aos sintomas da doença.
4. O autoexame previne o câncer de mama?
O autoexame da mama não previne o câncer de mama, mas ele pode ser muito útil para identificar a doença ainda em seu estágio inicial.
Ele sozinho, porém, não é capaz de fechar um diagnóstico definitivo. Muitos nódulos existentes nas mamas costumam ser benignos, e somente exames clínicos laboratoriais podem afirmar com certeza se trata-se de câncer de mama ou não.
5.Homens podem ter câncer de mama?
Apesar de raros os homens podem ter câncer de mama (entre 0,5 a 1% dos casos de câncer de mama corresponde ao sexo masculino).
Nos últimos 25 anos, a medicina notou um aumento de quase 26% nas incidências do câncer de mama em homens. Fica o alerta!