Em tempos de coronavírus, os brasileiros estão reaprendendo os hábitos de higiene respiratória ao tossir ou espirrar e de higiene pessoal para evitar contaminações.
Abaixo vou listar dicas de como realizar a etiqueta da tosse e promover a higiene respiratória.
1.Ao tossir ou espirrar utilize um lenço descartável e jogue fora imediatamente
Tossir ou espirrar contra a sua mão: Você contamina a sua mão com secreções que contém microrganismos. Como as nossas mãos tocam o ambiente outras pessoas que tocarem a superfície com as mãos delas podem se infectar e adquirir a doença dessa maneira
Tossir ou respirar para o lado no ar: As secreções respiratórias contaminam o ambiente e podem se depositar em superfícies e objetos que podem ser tocados por outras pessoas.
Tossir ou espirrar em um lenço de pano. Depois do espirro ou da tosse, o lenço fica contaminado e você vai guardá-lo em algum lugar, na bolsa, mochila ou no bolso da calça/camisa. Suas roupas se contaminam e recontaminam as suas mãos que podem distribuir os microrganismos para o ambiente.
2. Espirre ou tussa contra a manga da sua blusa o mais perto possível do seu ombro.
Você protege o ambiente e também as suas mãos que são as maiores responsáveis por contaminar o ambiente. Assim que chegar em casa, retire a roupa para lavar. E claro, lava sempre as mãos de maneira correta – como já vimos aqui.
E para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde ainda recomenda o uso de detergentes próprios para a higienização das louças e roupas. Vale ressaltar que é importante separar roupas de uso pessoal e roupas de cama na hora da lavagem. E caso haja alguém contaminado em casa, a higienização dessa ser feita separadamente.
A prevenção é um dever de todos nós!