NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Açúcar: você sabe qual é o mais saudável?

O açúcar é um dos itens mais comuns na nossa alimentação e também um dos mais perigosos. Todo mundo deve saber que ele deve ser ingerido com moderação, já que o uso exagerado pode provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. O Brasil é hoje um dos países de maior consumo no mundo de açúcares, estando inclusive à frente dos Estados Unidos.

A boa notícia é que, hoje, há uma variedade de açúcares disponíveis no mercado como alternativa ao tradicional açúcar branco refinado. Vamos conhece-los!

Mascavo

Com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar. O que lhe confere características diferentes do refinado é o processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.

Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.

Orgânico

Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, o açúcar orgânico não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura. Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.

Demerara

Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é muito utilizado na receita de doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, o ingrediente passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantém os teores minerais da cana-de-açúcar.

Light

A versão mais indicada para as pessoas que estão querendo emagrecer com dietas naturais, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais. Embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias.

Açúcar de coco

O açúcar de coco é obtido a partir da seiva do coqueiro, não sendo extraído do fruto. É um alimento minimamente processado, não contendo conservantes e nem passando por processos de refinamento, como o açúcar comum.

Seu índice glicêmico é baixo. Além disso, contém minerais como ferro, zinco, potássio e magnésio, e vitaminas do complexo B.

Que tal começar a reduzir o consumo de açúcar e tornar sua vida mais doce? Pense nisso!

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda