NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Uma viagem pela gastronomia japonesa

Você sabia que a culinária japonesa está na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade? Isso mesmo! Ela foi incluída pela Unesco em dezembro de 2013, devido sua grande variedade de pratos e sabores únicos.

Para quem não sabe, a comida japonesa se inspirou na chinesa, até adquirir sua própria identidade. Por conta da escassez de alimentos, e por estarem rodeados de oceanos, os japoneses viviam da caça e da pesca, o que justifica a grande quantidade de pratos à base de peixes e frutos do mar.

Como descendente de japoneses, sou amante dessa culinária. E por isso, durante esse mês, vou mostrar para vocês como fazer os pratos mais tradicionais, em casa.

E vamos começar com o sushi – o bolinho de arroz enrolado com uma alga. O sushi traz diferentes ingredientes em seu interior, entre eles frutos do mar, peixe e vegetais.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz japonês

2 xícaras de água

2 colheres de sopa de vinagre de arroz

1 colher de café de sal

2 colheres de sopa de açúcar

1 pacote de alga

Salmão fresco

Pepino Japonês

Cream Cheese

Esteira para enrolar sushi

Modo de Preparo:

O arroz japonês é um pouco diferente do que nós estamos acostumado a comer todos os dias. Mas para fazer sushi, o ideal é que seja usado esse tipo de grão. Seu aspecto lembra um arroz empapado, então não se assuste, é assim mesmo.

Coloque o arroz em um potinho e lave-o para tirar o excesso de amido. É simples: encha o pote com água e mexa levemente os grãos até a água ficar branca. Retire a água e repita o processo quatro vezes.

Coloque água para cozinhar o arroz em fogo alto. Você deve pôr o arroz com a água ainda fria, sem sal nem tempero. Espere ferver e quando isso acontecer, diminua a intensidade do fogo para o mínimo. Deixe o arroz cozinhar por mais 20 minutos com a tampa da panela semi-aberta.

O tempero do arroz é feito separadamente em outra panela. Você pode usar uma frigideira se quiser. Coloque nela o sal, o açúcar e o vinagre e leve ao fogo. Mexa essa mistura até o açúcar derreter totalmente. Desligue o fogo e reserve.

Deposite o arroz cozido em uma tigela e jogue o tempero por cima. Misture tudo delicadamente.

Usando uma faca afiada, corte o salmão em longas tiras sentido ao rabo do peixe. A largura pode ser do mesmo tamanho que a altura. Ou seja, a tira deve ser longa e quadrada.

Em seguida, corte lascas de pepino aproveitando sua casca.

Na esteira, coloque uma folha de alga com o lado liso e brilhoso para baixo. Distribua uma quantidade generosa de arroz sobre toda alga e coloque a tira de salmão e as lascas de pepino próximo à beirada. Cuidado para não deixar o recheio muito no meio, pois você irá enrolar o seu sushi como um rocambole. Agora é só cortar cuidadosamente e separar os rolinhos para serem servidos.

Você pode incrementar o seu sushi com cream cheese no recheio e agradar os convidados que gostam.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda