NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Férias divertidas: conheça as brincadeiras que vão afastar seus filhos do mundo virtual

As férias chegaram! E a tecnologia trouxe muitas vantagens para o mundo moderno, mas também uma preocupação a mais para nós, pais. Ao expor de maneira excessiva nossos filhos ao mundo virtual estamos impedindo que eles interajam com o mundo ao seu redor, prejudicando seu desenvolvimento infantil. Precisamos ficar atentos!

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, a criança não deve se conectar a tablets, computadores, smartphones e videogames até os 2 anos. Dessa idade até os 5 anos, ela pode passar uma hora por dia na frente das telas com supervisão dos pais ou responsáveis, tendo acesso a conteúdo educativo. Como o Max já passou dessa idade, procuro usar o bom senso e liberá-lo apenas em alguns intervalos do dia para os jogos digitais. E também evito que a tecnologia afete outros momentos essenciais para o desenvolvimento dele, como as refeições em família ou o horário de estudo.

E as crianças gostam mesmo é de novidade! Por isso tenho incentivado muito o Max a interagir com as brincadeiras infantis que tanto marcaram a minha infância. Aproveite as férias escolares para liberar a criança que existe em você e incentive também seus filhos a se divertirem de maneira mais saudável.

Listei algumas atividades que podem integrar pais e filhos e resultar em muita diversão. Confira:

Peteca
Nesta brincadeira a única regra vigente é fazer valer, na prática, o ditado popular: nunca deixar a peteca cair no chão. Bate-se com a palma da mão de cima para baixo e brinca-se em duplas ou em rodas de três a mais pessoas. Gosto muito dessa brincadeira!

Amarelinha
O circuito da amarelinha pode ser desenhado no chão, em giz, quando se brinca na rua ou nas calçadas. Mas há tapetes antiderrapantes já com desenhos do circuito de amarelinha, ou adesivos, encontrados em lojas de brinquedos. Assim dá pra brincar até dentro do apartamento!

Na amarelinha, perde a vez quem pisar nas linhas do jogo; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair; e não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta. E o vencedor? Ganha quem pular todas as casas primeiro!

Piquenique
Que tal um passatempo diferente com a garotada? Reúna os amigos no parque, prepare as comidinhas favoritas das crianças, escolha uma toalha bem colorida e arrume tudo na grama ou na areia e deixe que eles aproveitem esse momento ao ar livre.

Monte um quebra-cabeça
Essa atividade vai além do entretenimento pois possibilita que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas. Não precisa ser um quebra-cabeça de mil peças, mas um que tenha o personagem favorito do pequeno ou outra imagem que o encante, para a idade adequada do pequeno. Pensem juntos na melhor estratégia para concluir a atividade e se divertirem, é claro!

Pião
O jogo de pião pode ser feito somente para cada um mostrar suas habilidades, ou com disputa. Na disputa, faz-se círculos no chão e o brinquedo deve rodar dentro do círculo. Ganha quem conseguir deixar o pião rodando mais tempo.

Andar de bicicleta
A atividade, além de ser prazerosa, estimula a prática de outras atividades físicas, diminuindo o sedentarismo, tão comum entre as crianças hoje em dia. Pais e filhos podem combinar algumas atividades de bicicleta, como ir a casa dos avós ou ao supermercado, por exemplo. Veja se trajeto é seguro e comece hoje mesmo!

Matricule seu filho em uma atividade física
Além de ajudar no desenvolvimento físico, a participação das crianças na natação, futebol ou qualquer outro esporte desperta um interesse para o futuro. Isso pode criar uma paixão pela atividade esportiva, que será levada para o resto da vida.

Brincadeira de roda
E quem não gosta da brincadeira mais famosa de todas? A interação com outras crianças também é importante para que elas desenvolvam seus relacionamentos e conheçam novos amigos. Ciranda, Cirandinha e Atirei o Pau no Gato nunca saem de moda e são uma forma lúdica de desenvolver a expressão corporal, ritmo e coordenação motora das crianças.

Em meio à rotina estressante vivida hoje, serão momentos de muita diversão e relaxamento. Com tantas opções de brincadeiras, tenho certeza que essas férias no modo offline serão inesquecíveis!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda