NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Estimulando a leitura

Sempre gostei de ler, de livros a revistas e jornais, a leitura sempre esteve presente no meu dia a dia. Quando fiquei grávida, aproveitava para ler para meu filho ainda na minha barriga.

Quando Max nasceu, o hábito da leitura continuou e de bebê até hoje, temos o momento da leitura. Acho que criar essa prática ajuda a estimular a criança a pegar o livro, se concentrar no que está fazendo, ainda mais hoje em dia, com tantas opções tecnológicas.

Conversei com a pedagoga Maria Veima de Almeida, que destacou a importância da  leitura logo cedo. “Esse contato deve começar com as crianças ainda bebês. Com o acompanhamento das histórias contadas, elas vão se familiarizando com o tom de voz, com a cadência, com as imagens, e mais tarde, vão incorporando conhecimentos, associando títulos e informações. Assim as crianças aprendem o vocabulário, e é claro, ampliam o repertório sobre diversos assuntos”, contou a pedagoga. Para ela, uma criança que ouve histórias desde pequena tem mais curiosidade sobre o mundo que a cerca.

Criar o hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade e as habilidades lingüísticas, de memória e conhecimento, além de ampliar a capacidade de concentração e atenção.

Em um bate papo com a também pedagoga Maria Drummond Gruppi, ela lembrou que a leitura na infância ajuda a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa. Maria também deu dicas de livros para crianças de até 7 anos. Confira:

O Patinho usa penico (Coleção Pequenos Gênios, da Cirando Cultural) – História de um patinho que cresceu e precisava deixar as fraldas. Ótimo para estimular as crianças em época de desfralde.

O Homem que amava caixas (Editora Brinque Book) – De forma simples, o livro fala sobre o relacionamento entre pai e filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.

Boa noite Marcos (Editora Brinque Book ) – Marcos não consegue dormir sem seu cachorro Fred. Então, ele decide acordar sua irmã Estela para ajudar a procurar seu cão. Para ajudar o irmão, Estela sugere que ele conte carneirinhos.

Que tal aproveitar a semana para contar uma dessas histórias aos pequenos? Boa leitura!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda