NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Conheça os diferentes tipos de serviços de mesa

Eu já falei aqui várias vezes que adoro receber convidados em minha casa. E sei que muita gente também gosta, mas quando precisa fazer uma recepção fica em dúvida sobre qual serviço de mesa adotar e o mais adequado para cada ocasião.

Para dar uma ajuda, vou falar,  brevemente,  sobre os principais tipos de serviços de mesa indicados para diferentes situações. É claro que costumamos contratar empresas especializadas para nos ajudar, mas ter conhecimento sobre o assunto é um diferencial.

Quando precisamos de formalidade e requinte, imprescindíveis nos jantares de noivado, bodas entre outras celebrações especiais o serviço mais indicado e à Francesa. Nesse tipo de serviço tudo precisa ser perfeito. A mesa deve estar devidamente posta, impecável com todas as regras exigidas pela etiqueta. Cada convidado terá seu lugar marcado com o sousplat disposto sobre a mesa.

Normalmente são oferecidas duas entradas, um prato principal e duas sobremesas. A comida tem que ser servida pelos garçons, diretamente no prato dos convidados. Estes devem ser treinados a dispor os pratos pela esquerda e retirá-los pela direita, para não haver contato físico com o convidado ou mesa. A troca de talheres e loucas deve ser feita conforme mudam os pratos.

Já o serviço à inglesa possui dos tipos: o direto e o indireto. No estilo direto, o garçom aproxima-se das pessoas, pela esquerda, segurando a travessa com a mão esquerda e serve o prato com a outra mão, sempre em quantidades similares para todos os convidados. No serviço de mesa à inglesa indireto é necessário utilizar um “gueridon”, uma espécie de mesa auxiliar onde todas as travessas com os alimentos são colocadas. O garçom apresenta as opções de comida para que os convidados escolham a sua preferência e indiquem a quantidade que querem. Depois disso o prato é montado.

Se nossa intenção é realizar uma recepção mais informal para amigos e familiares, o serviço que indico é à americana, o tradicional buffet ou self service. Também bastante realizado em eventos informais com grande quantidade de pessoas. Neste tipo de mesa são colocadas ilhas em pontos estratégicos onde fica a comida, com cardápio bastante variado e disposta pela ordem de entradas até sobremesas. Os próprios convidados se levantam dos seus lugares para se servirem. Podemos, inclusive, dispensar os garçons, porém é necessário que haja os empregados de mesa para fazer a reposição dos alimentos.

E por último vou falar do serviço empratado, que também pode ser utilizado em situações formais. Trata-se do estilo à la carte onde a refeição é servida na mesa de jantar, mas essa deve estar montada e pronta antes dos convidados sentarem, com as diferentes taças e talheres já de acordo com os tipos de comidas que serão servidas. Só depois que eles estiverem acomodados é que os pratos prontos serão servidos para cada pessoa. Também deve ser respeitado o lado de servir e retirar. Os copos e taças permanecem na mesa até o final da refeição, mas os pratos e outros utensílios como temperos são retirados antes de servir a sobremesa.Uma regra bem importante é na hora de servir o serviço à americana dê prioridade para os mais velhos e as mulheres.

Pode até parecer complicado, mas com o tempo vamos adquirindo prática! O importante é realizar a recepção sempre de acordo com cada momento, permitindo que nossos convidados se sintam à vontade e se divirtam em nossos eventos!

Um ótimo final de semana!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda