NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Como fazer um bife perfeito

Um clássico do almoço da semana, ninguém recusa um bom bife com feijão, arroz, batata ou ovo frito e uma saladinha. Agora, que atire a primeira pedra quem nunca errou no preparo!

Hoje, vou ensinar alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de preparar um suculento bife de carne.
Ah! Se você quer um bife mais magro, opte por coxão mole, patinho, alcatra, bombom de alcatra, filé mignon ou fraldinha. Para um bife com uma gordurinha, o ideal é o contra filé, a picanha ou a maminha.

Tempero
Saiba que são apenas 2 ingredientes indispensáveis que, muito provavelmente, você já tem em casa: sal grosso e pimenta-do-reino. Isso mesmo! Muita gente usa o sal refinado para temperar os bifes, mas o sal que ajuda a caramelizar e temperar mais suavemente é o grosso. Quanto a pimenta-do-reino, sempre dê preferência à moída na hora para um sabor mais rico.

Frigideira quente
Um dos principais erros é não esperar a frigideira estar bem quente para colocar o bife. Colocá-lo na frigideira fria impede que aconteça a caramelização da crosta, deixando o bife sem cor e sem aquela casquinha. Pior: demora mais que o dobro do tempo para a carne chegar ao ponto certo.

Espere a chapa ficar ligeiramente quente e acrescente o azeite de oliva ou o óleo de sua preferência. Em seguida, coloque a palma da mão perto da chapa. Quando o calor começar a ficar insuportável é porque está na hora de grelhar o bife.

Paciência
Haja paciência mesmo para fazer o bife perfeito! Isso porque, uma vez que você coloca o bife na chapa, não pode ficar mexendo. Um bife de aproximadamente 3 dedos de altura precisa de cerca de 2 minutos de cada lado para ficar ao ponto.

Ponto certo
Ao ponto: essa é a maneira correta de servir uma carne. Nesse estado, a carne se encontra com uma crosta crocante, um interior que forma um degradê do rosado ao vermelho (de fora para dentro). No entanto, muita gente gosta da carne mais passada. Não tem problema! Para uma carne bem passada, é preciso estar atento à firmeza do bife. É isso mesmo, só tem um jeito de saber: tocando. Quanto mais firme, mais passada a carne está.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS
(1) Comentário(s)
  1. Floripa 愛 disse:

    O melhor blog!


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda