NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Bacalhau ao forno

O bacalhau chegou ao Brasil junto com as caravelas portuguesas, uma das mais deliciosas heranças coloniais. E o seu consumo foi impulsionado com a abertura dos portos, promovida por D. João VI.

Ninguém foge à tradição de saborear uma deliciosa bacalhoada na Páscoa. São muitas as variações do prato, que tem alto valor nutritivo e é rico em minerais como o ferro e fósforo, além de vitaminas A, E e D.

Já providenciei os ingredientes para preparar uma receita de família que faz muito sucesso aqui em casa no almoço do domingo de Páscoa. Acompanhado de um bom vinho, esse bacalhau ao forno é certeza de uma reunião feliz! Ficou com água na boca? Então anote a receita!

Ingredientes:
2 postas de bacalhau (cada uma com 250g)
2 cebolas médias cortadas em tiras
4 dentes grandes de alho fatiados
2 batatas médias fatiadas
4 ramos de brócolis
10 tomates cerejas
2 ovos cozidos
Azeite extravirgem a gosto

Modo de preparo do bacalhau:
O primeiro passo desta receita é dessalgar as postas de bacalhau. O ideal é que esse procedimento seja feito com 3 dias de antecedência. Mergulhe as postas em uma vasilha com água fria e leve à geladeira. Troque a água de duas a três vezes por dia.

Finalizado o processo da dessalga, o bacalhau deve ser grelhado em fogo alto. O ideal é usar uma chapa ou uma frigideira grande antiaderente. Doure cada lado da posta do bacalhau durante 3 a 4 minutos. A posta de bacalhau deve ficar crocante por fora e macia por dentro. Reserve.

Modo de preparo dos acompanhamentos:
Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e doure a cebola cortada em tiras. Na sequência, use a mesma frigideira para dourar as batatas.

Em uma pequena assadeira acomode as rodelas de batata douradas e coloque as postas de bacalhau por cima. Complete com mais batatas nas laterais da assadeira e cubra tudo com a cebola dourada. Regue com azeite e leve ao forno médio durante 30 minutos.

Retire do forno e adicione à assadeira os ovos e o brócolis, que já devem estar previamente cozidos. Junte os tomates cerejas e o alho frito, dourado em azeite.

Cubra a assadeira com mais uma camada generosa de azeite e leve ao forno novamente, dessa vez em temperatura baixa, por 10 minutos. Esse processo garante que todos os ingredientes sejam aquecidos por igual.

Esta receita serve duas pessoas.

Foto:Carol Gherardi
Produção:Tatudamberg

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda