NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Aprenda a fazer sagu

Muito consumido na região Sul do Brasil, o sagu é um doce gaúcho feito tradicionalmente com fécula de mandioca (em forma de bolinhas) e vinho tinto.

O principal benefício do sagu para a saúde é fornecer energia, pois ele é composto apenas por carboidratos, podendo ser usado antes do treino ou para fornecer energia extra em casos de amamentação e recuperação de gripes, resfriados e outras doenças.

Hoje em dia, existem diferentes versões dessa sobremesa. No post de hoje, separei três versões simples e bem docinhas para comer com a família nos lanches da tarde.

Sagu de vinho

Ingredientes:

2 xícaras de sagu,

5 xícaras de água,

250 ml de vinho tinto seco,

1 ½ xícara de açúcar refinado,

1 pau de canela,

5 cravos

Modo de preparo:

Coloque a água, o vinho, a canela e os cravos em uma panela, tampe e leve para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione as bolinhas de sagu (não precisa lavar ou deixar de molho antes, pois assim o doce ficará com uma gosminha), diminua o fogo (para médio/baixo) e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo com uma colher de pau de vez em quando.

Na sequência, adicione o açúcar, misture e, então, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois, transfira para um recipiente, deixe esfriar um pouco, mexendo de vez em quando, e prontinho! Além de comer o doce puro, também é possível incrementá-lo com chantilly, sorvete de creme ou até mesmo iogurte.

Sagu de leite

Ingredientes:

2 xícaras de sagu,

1,5 litro de leite,

1 lata de leite condensado,

1 caixa de creme de leite,

50 gramas de coco ralado fresco

Modo de preparo:

Coloque o sagu em um recipiente, despeje o leite por cima (apenas o suficiente para cobrir) e deixe de molho por 1 hora, para hidratar as bolinhas. Passado esse tempo, transfira a mistura para uma panela, adicione o resto do leite e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos, mexendo sempre com uma colher de madeira.

Em seguida, adicione o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois, apague o fogo, acrescente o creme de leite, o coco ralado e mexa bem. Transfira para um refratário de vidro e, até esfriar, lembre-se de mexer de vez em quando – para não correr o risco de as bolinhas grudarem no fundo. Sirva o doce gelado.

Sagu de uva

Ingredientes:

2 xícaras de sagu,

2,5 litros de água,

1 pau de canela,

5 cravos-da-índia,

1,5 litro de suco de uva,

2 colheres de sopa de açúcar (opcional)

Modo de preparo:

Coloque 2 litros de água, a canela e os cravos em uma panela no fogo e espere ferver. Quando começar a borbulhar, adicione o sagu, diminua o fogo, e deixe cozinhar por 25 minutos. Passado esse tempo, adicione mais 500 ml de água (já fervida) para deixar o caldo menos espesso. Mantenha o fogo baixo e mexa por mais 10 minutos.

Em seguida, passe o sagu no escorredor, tire o pau de canela, os cravos e coloque o sagu sem a água novamente na panela. Adicione o suco de uva e leve para ferver no fogo médio. Quando começar a borbulhar, diminua o fogo, adicione, se quiser, o açúcar e marque mais 5 minutos, mexendo sempre.

Depois espere esfriar um pouco e sirva o doce em tacinhas. Você pode colocar um pouco de iogurte, leite condensado ou até mesmo um creme de frutas para acompanhar. Fica uma delícia!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda