NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Saiba como usar os corantes naturais para tingir roupas

Você sabia que as cascas de frutas e vegetais que sobram do preparo das suas refeições podem ser transformadas em corantes naturais para tingir roupas e tecidos?

Ao longo dos séculos, tingir tecidos com ingredientes naturais foi perdendo espaço para as técnicas industriais. Mas esse hábito vem ressurgindo graças a crescente consciência ecológica, já que os corantes artificiais podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Então, se você – assim como eu – gosta de trabalhos manuais, permita-se aprender a criar cores personalizadas e ainda reaproveitar peças de roupas e restos de alimentos orgânicos.

Ah! É importante reiterar que o tecido deverá ser de fibras naturais como algodão, linho, voil e outros. Nos sintéticos, o tingimento natural não funciona.

Preparo do tecido

Antes de começar, você precisa calcular a quantidade de vegetais que irá usar. Em média são necessários 300 gramas de plantas para 300 gramas de tecido.

Em seguida, mergulhe a peça numa bacia com leite de soja e deixe por 24 horas. Depois, deixe a peça secar, lave com água corrente e refaça o processo.

Somente, depois desses dois dias é que a peça estará pronta para iniciar o tingimento.

Medidas

A receita que vou ensinar pode ser utilizada para tingimento com açafrão, repolho roxo, cascas de cebola roxa, cenoura, cravos, cascas de romã ou sacos de chá preto.

Para facilitar o seu trabalho confira as quantidades exatas desses vegetais na hora do tingimento:

Repolho roxo: 1 cabeça para um litro d’água.

Açafrão ou Cúrcuma: 5 colheres do pó para cada litro d’água. Dispensa preparo do tecido.

Cenouras: 10 para cada litro d’água, cortadas em pedaços e fervidas no líquido.

Cebola roxa: cascas de 10 cebolas para cada litro d’água.

Chá preto: 500 gramas para cada litro de água fervente com sal grosso.

Romãs: 5 cascas para um litro d’água.

Passo a passo

Ingredientes:

Tecido ou peça de roupa (já preparada)

Vegetal corante

1 litro de água

180 gramas de bicarbonato de sódio ou sal

Como Fazer:

Adicione o vegetal corante à água e ferva por 30 minutos. Em seguida, coe o líquido e mergulhe o tecido nele. Aguarde no mínimo 6 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro). Mexa de vez em quando para que o corante seja distribuído de uma maneira mais uniforme.

Depois, retire a peça do líquido e esprema o excesso. Em seguida, coloque-a numa bacia com água e 180 gramas de sal ou bicarbonato de sódio. Aguarde 3 horas para que o tingimento fixe.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda