Para quem não conhece: o gazpacho é uma tradicional sopa espanhola, considerado o refúgio dos espanhóis nos dias quentes. Apesar de ser um caldo, ele deve ser servido frio. Por isso, eu acho uma ótima alternativa para incluir no cardápio dos meses de verão.
O prato é um dos mais tradicionais da região de Andaluzia, no sul da Espanha. Há quem diga que o povo espanhol consome o gazpacho desde o século XVII e, nesta época, era uma tentativa de aproveitar as sobras de alimentos como o pão amanhecido.
Hoje em dia há muitas variações da receita, mas gosto de preparar a versão contemporânea, que compartilho aqui com vocês. Anote a receita e saboreie esta delícia!
Ingredientes
3 tomates
150 gramas de pepino
1 pedaço pequeno de cebola (a gosto)
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
2 fatias de pão sem casca
1 dente de alho pequeno (sem o miolo)
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de suco de limão
1 pimenta dedo de moça
Molho de pimenta Tabasco
Sal a gosto
Modo de preparo
Lave, seque e corte os tomates grosseiramente, eliminando a parte verde e dura (no qual a fruta fica ligada ao caule). Descasque e corte tanto a cebola como o alho. Separe uns pedacinhos de pimenta dedo de moça (para deixar picante conforme o seu gosto). Coloque todos os vegetais no liquidificador, juntamente com o azeite, o sal e o suco de limão.
Bata os ingredientes no liquidificador. Quanto mais bater, mais fino fica. Se o gazpacho ficar muito denso, adicione meio copo de água gelada (a seu gosto). Coe em uma peneira média e descarte a “polpa” (que vai reter sementes de tomate e cascas mais rígidas dos vegetais). Ajuste o tempero, colocando molho de pimenta tabasco e mais sal (se achar necessário).
Para finalizar, adicione já no prato pepino em cubinhos e rodelinhas de pimenta dedo de moça.
Você pode servir com o acompanhamento de sua preferência. Eu, por exemplo, adoro comer com pão, salada ou presunto espanhol. Bom apetite!