Nas prateleiras do mercado encontramos de tudo: caldo de carne, de galinha, de legumes… Os caldos prontos são rápidos para utilizarmos nas receitas do dia-a-dia, porém, são poucos saudáveis.
Por isso, você já pensou em excluir os temperos prontos da despensa? Uma alternativa, que faz parte da rotina de casa, foi apostar nos temperos frescos. Além do sal e da pimenta, da cebola e do alho, há outros legumes aromáticos, ervas e especiarias, que além de temperar, deixam a comida ainda mais saudável.
Legumes aromáticos
Alho e cebola são quase que indispensáveis na cozinha brasileira, mas também dá para incluir no refogado salsão, alho-poró, pimentão ou gengibre picadinho? É uma ótima maneira de variar o sabor do arroz e do feijão.
Ervas Frescas
Saber quais ervas gostam ou não de calor é fundamental para aproveitar ao máximo o sabor de cada uma. Alecrim, louro, orégano, sálvia e tomilho, por exemplo, não são gostosas cruas. Já as mais delicadas como salsinha, coentro, cebolinha, manjericão e hortelã ficam deliciosas cruas.
Uma dica: para que as ervas durem mais, lave logo depois da compra, seque bem (melhor ainda se for numa centrífuga), envolva num papel toalha úmido e guarde na geladeira, dentro de um saco plástico – pegue pelas pontas, gire e dê um nó, para que ele fique estufado.
Especiarias
Canela, cravo e noz-moscada estão no grupo das especiarias que aquecem o sabor dos preparos. O grupo das especiarias cítricas traz frescor sem acidez. Formam esse grupo o cardamomo, a semente de coentro e o gengibre em pó. Por fim, tem o grupo das especiarias terrosas como o cominho e a cúrcuma.