NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Truques caseiros para limpar seu ferro de passar roupa

Tem coisa mais irritante do que passar uma roupa limpinha e sujá-la porque a base do ferro estava suja? Isso acontece porque, como qualquer outro eletrodoméstico, o ferro de passar também precisa de manutenção e limpeza.

E se você ainda usa o velho truque da vela e da palha de aço, saiba que isso pode acabar danificando seu aparelho.

Abaixo, separei algumas dicas que vão lhe ajudar. Mas lembre-se antes de fazer a limpeza correta do seu ferro de passar, consulte as indicações do manual do fabricante e observe sempre o material com o qual a chapa é feita e se ela contém revestimento antiaderente. E claro tire o ferro da tomada e espere a chapa esfriar antes de iniciar qualquer tipo de limpeza no seu aparelho.

Limpeza da base do ferro sem antiaderente
Vinagre e sal

Faça uma mistura de sal e vinagre em partes iguais e leve ao fogo até que o sal se dissolva, sem deixar o vinagre ferver. Mergulhe um pano nessa solução ainda quente (usando luvas de borracha para evitar queimaduras) e esfregue na base do ferro até que ela esteja limpa. Você pode aproveitar para limpar a parte exterior do aparelho também.

Como o vinagre pode danificar superfícies de mármore e outras pedras, é prudente forrar o local onde você fará a limpeza com uma toalha ou folhas de jornal.

Água e bicarbonato de sódio
Em um recipiente, faça uma pasta com 1 colher de sopa de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Com auxílio de uma espátula, espalhe essa pasta na base do ferro, cobrindo inclusive as saídas de vapor.

Esfregue a chapa com um pano macio, dando ênfase às manchas. Para limpar as saídas de vapor, utilize um cotonete mergulhado em água. No final da limpeza, descarte todo o líquido que possa ter entrado no ferro.

Para garantir que todo o bicarbonato de sódio saiu dos orifícios, encha o ferro com água normal e utilize-o para passar um pano na temperatura mais alta até esgotar todo o líquido. Atenção: escolha um pano que você possa jogar fora, pois ele poderá ser danificado.

Açúcar e detergente
Faça uma pasta de açúcar com detergente neutro e espalhe na base do ferro morno com auxílio de um pano úmido, sempre tomando muito cuidado para não se queimar. Esfregue as sujeiras que estejam grudadas e remova toda a pasta com um pano limpo.

Limpeza da base do ferro com antiaderente
Vinagre branco

Misture meio copo de água com meio copo de vinagre branco e passe sobre a superfície do ferro morno com o lado macio de uma esponja. Remova a mistura com um pano úmido, passando várias vezes sobre a base do aparelho.
Sempre verifique se a chapa está em uma temperatura segura para não causar queimaduras.

Detergente neutro
Se você não tem vinagre branco em casa, poderá utilizar uma mistura de água e detergente no lugar desse produto. Entretanto, você vai precisar esfregar o ferro com mais força e por mais tempo, pois o detergente é menos potente para soltar as fibras grudadas.

Para remover o produto de limpeza, utilize um pano umedecido somente em água até retirar todos os vestígios do detergente.

O ideal é realizar o procedimento de auto limpeza mensalmente. E não se esqueça: antes de guardar o ferro, aguarde até que ele esteja completamente seco.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda