NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Tipos de macarrão: o que você precisa saber para fazer a massa perfeita

Nas prateleiras do supermercado você vai encontrar uma variedade enorme de massas de macarrão. Com ovos, sêmola, integral, grano duro e outros. Mas você sabe qual a diferença entre cada umas delas?

Massa comum
É a receita mais simples, feita de trigo, água e sal.

Massa com ovos
Além dos mesmos ingredientes do macarrão comum, esta leva ovo durante o preparo, o que confere um aspecto mais amarelado à massa. Além de ser mais nutritiva devido à presença do ovo, ela não gruda e faz com que o macarrão não quebre com facilidade.

Massa com trigo grano duro
Essa massa é preparada com farinha de trigo grano durum, o que faz com que a massa fique mais soltinha. A utilização deste trigo mais específico torna o produto mais caro que o macarrão comum, mas também mais saboroso e nutritivo.

Massa integral
Preparada com farinha integral e rica em fibras, é a massa mais ideal para quem busca por uma alimentação saudável.

Massa de sêmola
Essa é uma massa preparada com um trigo nobre chamado semolina, denominado tipo 1. Tem coloração mais clara e consistência macia.

Massa caseira
A vantagem desse tipo de massa é que ela absorve melhor o molho e fica muito mais saborosa!

Tipos de massas de macarrão

As massas estão divididas em curtas, longas ou para sopa e cada uma delas vai bem com um tipo específico de molho. Conheça alguns dos formatos existentes no mercado e qual o melhor molho para ornar com o prato.

Massas curtas
São consideradas massas curtas aquelas que possuem menos de 10 centímetros de comprimento. As massas curtas podem ser utilizadas em pratos quentes ou frios e combinam com molhos mais cremosos e encorpados e até molhos com pedaços, como o ragu.

Massas longas
As massas longas vão muito bem com molhos de textura mais fluída por envolverem melhor a massa e virem junto quando você gira o garfo no prato, como manda a tradição italiana.

Macarrão para sopa
Não tem erro na hora de escolher o macarrão para sopa, pois eles são aqueles bem menores que os demais. Outros formatos são o de argolinha, estrelinha e o fideli.

Tempo de cozimento

Para quem quer preparar uma massa al dente e saborosa, a principal dica é prestar atenção no tempo de cozimento. Vale destacar que existe uma variação da massa fresca para a que compramos pronta. A massa fresca tem o tempo de cozimento mais rápido, entre 30 segundos e 2 minutos. A massa já pronta, por sua vez, indica em sua embalagem o tempo de cozimento ideal.

Outra dica bem simples para deixar sua massa mais soltinha é usar azeite após o cozimento.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS
(1) Comentário(s)

ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda