NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Sukiyaki

Todos sabem que o Japão é um país formado por ilhas. E por isso, os japoneses criaram o hábito de utilizar o mar como fonte de alimento de onde retiram diversos tipos de peixes, moluscos e algas marinhas.

Até que no século 19, a carne foi introduzida na dieta tradicional japonesa. A partir daí foram criados inúmeros pratos utilizando carne bovina, suína e de frango. Entre os meus preferidos está o Sukiyaki, onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.

A origem deste prato veio da prática dos camponeses em assar a batata doce diretamente no fogo, com o auxílio de um rastelo japonês de formato peculiar para facilitar o processo. Conforme o tempo foi passando, as técnicas se aperfeiçoaram e eles passaram a incluir outros legumes e mais ingredientes e molhos ao Sukiyaki.

No post de hoje, você vai saber como preparar essa delícia na sua casa.

Ingredientes:

1 e ½ kg de carne fatiada (filé ou alcatra);

½ acelga;

4 talos grossos de cebolinha branca (negui japonês);

1 maço de agrião;

1 tôfu pequeno, firme;

½ pacote de aguebôru;

1 bandeja de cogumelos (shiitake ou shimeji);

1 pacote de udon (massa fresca pré-cozida);

2 colheres de sopa de manteiga.

Para o caldo:

1 litro de água;

2 xícaras de café (pequena) de molho de soja shoyu;

1 envelope de hondashi (tempero em pó, à base de peixe);

2 colheres de sopa de mirin (saquê culinário);

2colheres de sopa de açúcar.

Modo preparo:

Ferva a água, apague o fogo e depois acrescente todos os ingredientes do caldo. Reserve.

Enquanto isso, aqueça uma panela e coloque a manteiga para derreter. Em seguida, frite algumas fatias da carne (6 a 8 fatias).

Depois, coloque um pouco de cada um dos ingredientes, como se fossem ‘montinhos’, sem misturá-los. Despeje o caldo e espere ferver.

A ideia é que todos se sirvam pegando os alimentos diretamente da panela. À medida que forem consumindo, não é necessário trocar o caldo. Vá repondo os ingredientes, afogando-os no caldo, até o fim.

Dica: a maneira mais tradicional de consumi-lo é com ovo cru batido. Coloca-se o ovo em uma tigela e vai mergulhando cada ingrediente no ovo antes de comer.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda