NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Sabão ou detergente: qual usar?

Quem nunca sofreu ao tentar desengordurar a louça na hora de lavar? Você lava e quando vai secar percebe que os utensílios ainda estão engordurados. Mas afinal, qual é o melhor produto: sabão ou detergente? Apesar de ambos cumprirem a função de eliminar gorduras e sujeiras, eles têm composições diferentes e são indicados para determinadas tarefas.

Diferenças

Antes de qualquer coisa, é importante você saber que, principalmente o sabão caseiro e algumas opções industrializada dele, costumam ser feitos de óleo vegetal e animal. Já o detergente é derivado de petroquímicos, ou seja, de petróleo. Porém, os dois tem um aspecto que pode interferir na sua escolha: a poluição ao meio ambiente. Em muitos casos, os resíduos que vão pelo ralo da pia ao lavar sua louça descem para o esgoto e acabam em rios.

O sabão em barra, por utilizar componentes mais naturais, pode ser considerado biodegradável, pois ao entrar em contato com os microorganismos da água sofre decomposição. O detergente age ao contrário, vai se acumulando nos rios e forma uma densa camada de espuma.

A desvantagem do sabão não tem relação com gordura, mas pode te interessar, principalmente se tiver crianças em casa. Essa opção não consegue agir na presença de cálcio, magnésio e ferro. Por exemplo, se sujar a mão ou uma superfície de giz, o detergente será a melhor opção, ao usar o sabão em barra pode ser que a sujeira acabe virando uma pasta, pois os produtos irão se acumular.

Receita de sabão em barra caseiro

Ingredientes:

1 litro de óleo de cozinha (usado e coado)

200 ml de água quente

240g de soda cáustica 90%

Modo de preparo:

Misture a água quente com a soda cáustica em um recipiente (é interessante que ele seja usado só para isso), mexendo até que os dois se dissolvam bem. Em seguida, junte o óleo e mexa por aproximadamente 2 minutos, até o líquido ficar grosso. Agora é só esperar o dia seguinte para cortar e usar!

Receita prática de detergente

Ingredientes:

4 litros de água em temperatura ambiente

2 barras de sabão de coco ralado

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

100 ml de vinagre

Modo de preparo:

Em uma tigela misture o sabão de coco nos 2 litros de água. Aos poucos, vá acrescentando o bicarbonato de sódio e o vinagre. Depois, coloque o restante da água e misture bem. Deixe essa mistura descansar por 12 horas antes de usar.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda