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Rotina de sono saudável

A hora do sono é importante para toda a família, não é mesmo? Por isso, criar uma rotina saudável para as crianças, desde bebezinhos é fundamental. Antes de nos tornarmos mães, acho que nossa maior preocupação é que eles não troquem a noite pelo dia, mas com o tempo e as experiências que vamos tendo, aprendemos que além do sono da noite, os cochilos durante o dia também são fundamentais para uma noite tranqüila e saudável.

De acordo com a organização americana National Sleep Foundation, as horas de sono recomendadas variam para cada idade. Bebês de 0 a 3 meses devem dormir de 14 a 17 horas por dia. De 4 a 11 meses, de 12 a 15 horas. Quando eles completam 1 ano, até os 2, passam a dormir de 9 a 16h horas por dia. Já dos 3 aos 5 anos, de 10h a 13 horas, e os maiores, de 6 a 13 anos, de 9h a 11h por dia.

Até por volta dos 4 anos as crianças devem dormir durante o período diurno, esse soninho do dia ajuda no da noite, o deixando com mais qualidade. A partir dessa dos 4 anos deve ser observado o comportamento da criança e avaliar se é o momento de acabar com essas sonecas, que servem para os pequenos descansarem e  ajuda a deixá-los menos irritados e manhosos. Por isso, antes de abolir as sonecas devem ser levados em consideração o número de horas de sono noturno, irritabilidade e dificuldade de concentração dos pequenos.

Então mamães e futuras mamães é importante estabelecer uma rotina de sono para as crianças, desde pequenas. Para tornar esse momento mais fácil e tranqüilo, crie uma tabela com hora de refeição, hora de brincar, de dormir e de acordar. Antes de dormir, faça atividades calmas, como ler um livro ou ouvir uma música de ninar. No quarto, deixe as luzes apagadas ou o abajur ligado com uma lâmpada bem fraquinha, deixando o clima convidativo ao sono.

Dessa forma as crianças não vão ter dificuldade de concentração, não ficarão irritadas, vão se desenvolver com mais qualidade e aproveitar melhor o tempo acordadas.

 

 

 

 

Abelhinha

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