NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Rabanada

Como muitas das tradições, é difícil saber a origem real da rabanada e porque ela se instaurou como um prato típico do natal. Por ser feita com pão amanhecido, é provável que tenha sido criada para reaproveitar os pães (que são, inclusive, sagrados na religião cristã, visto as inúmeras vezes em que é citado na bíblia).

Segundo Luís da Câmara Cascudo, em seu livro “Dicionário do Folclore Brasileiro”, o nascimento deste prato é associado a Portugal, e os portugueses teriam trazido a tradição para o Brasil, então colônia. No entanto, é possível provar a iguaria em diversos países, como nos Estados Unidos (French Toast), na Inglaterra (Eggy Bread), e na França (Pain Perdu).

Outro nome dado à rabanada é de “Fatia da Parida”, isto porque acreditava-se que o doce auxiliava na produção de leite materno.

Seja simples, com leite condensado, com chocolate, brigadeiro, ou qualquer outra complementação, a rabanada não pode faltar na mesa de muita gente no final de ano.

Ingredientes:
6 pães francês amanhecidos
6 ovos batidos
200 ml de vinho do porto
1 litro de água
3 paus de canela
3 colheres de mel
150 gramas de açúcar
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque vinho, mel, canela e água. Ferva até reduzir um o pouco volume e faça uma calda.
Corte o pão ao meio ou em rodelas.

Coloque um pouco da calda num prato fundo, passe os pães pela calda e depois os ovos. Frite as fatias em uma frigideira aquecida e com óleo. Doure cada fatia nos dois lados. Retire e escorra o excesso de gordura no papel toalha. Passe pelo açúcar com canela em pó.

Sirva a seguir com a calda que sobrou.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda