NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Pudim Cremoso de Leite Condensado

Essa sobremesa surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. E foi ensinada para nós brasileiros por nossos colonizadores. Na época, o pudim era feito de leite ainda, não de leite condensado.

A palavra pudim veio do inglês pudding. Em Portugal e no Brasil indica uma preparação de consistência cremosa ou moderadamente sólida, temperada com açúcar ou sal, feita em banho-maria.

Somente no século XIX com a chegada das latas do leite condensado o seu preparo foi facilitado e tornou-se nossa obra-prima e uma das sobremesas mais simples e consumidas da gastronomia brasileira.

Atualmente existem incontáveis variações da receita, com várias derivações nos ingredientes: chocolate, frutas, pão e outras. O fato é que o pudim é ideal para ser servida a qualquer hora do dia. E aqui em casa, ele é presença garantida nos almoços de família, aos domingos!

Vamos a receita!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
450 ml de leite integral
1 colher de café de essência de baunilha (opcional)
2 ovos
4 gemas

Calda de Caramelo
150 gramas de açúcar
Água

Modo de preparo
Em uma tigela, misture – manualmente – o leite condensado com o leite integral e a baunilha. Em outro recipiente, bata os ovos e as gemas com um fouet, até a mistura ficar homogênea. Junte à mistura anterior. Coe e reserve.

Coloque o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o forno, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até transformar em caramelo.

Cozimento
Pré aqueça o forno a 150 graus. Adicione a base do pudim à forma com caramelo. Cubra com papel alumínio para evitar que a superfície do doce fique queimada e cozinhe em banho maria no forno por 1 hora a 1 hora e meia ou até que o centro do pudim esteja firme.

Bom apetite!

Fotos:Carol Gherardi
Produção: Tatudamberg

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS
(1) Comentário(s)
  1. Paolla disse:

    gostei muito do seu site, sempre volto para ver conteudo
    tão bem elaborado.


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda