NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Por que a adolescência é uma fase tão complicada?

Max ainda não chegou na adolescência, mas já estou me preparando para essa fase tão delicada da vida de cada um de nós. Dia desses conversei com a psicóloga Kliciane Oliveira, psicoterapeuta e psicanalista, para que me ajudasse a desvendar os mistérios deste período tão complexo.

No começo do ano um artigo publicado na revista científica Lancet Child & Adolescent Health defendia que a adolescência ganhou uma “sobrevida” de cinco anos. Para os pesquisadores australianos que escreveram o estudo a adolescência se estende entre dos 10 até os 24 anos. Já pensou?

Kliciane me contou que esse período de transição para a vida adulta é uma fase de muita expectativa para o jovem, que ainda não se vê nem como adulto, nem como criança. Ele quer se separar dos pais e ter sua própria identidade.

Mas essa etapa também é um desafio para nós, pais, que estamos lidando com uma experiência totalmente nova. Temos que aprender a conviver com esse novo “ser”, que não é mais aquela criança com a qual estamos tão acostumados! Ele agora se apresenta cheio de vontades e desejos próprios, uma ânsia de liberdade e descobrir um mundo novo, tão diferente de quando cabia dentro do nosso colo.

Sem contar a descoberta pelo corpo. Os conflitos sexuais! Como lidar com todas essas emoções tão distintas?

Como nós, pais, devemos manter nosso senso de autoridade, sem perder o diálogo, a arte do encontro com nossos filhos? Como nossos filhos vão nos respeitar como autoridade máxima se, muitas vezes dentro de casa, não nos comportamos como pais? E sim como colegas de nossos filhos? Kliciane me convidou a fazer essa reflexão sobre o comportamento e o convívio que temos com nossos filhos. Sobre a qualidade do tempo que investimos para eles.

É para pensar seriamente a respeito. Nossos filhos são nosso maior tesouro. Nossos adolescentes estão descobrindo um imenso portal de sentimentos. E cabe a nós, pais, guiá-los nesse caminho, com muito amor!

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS
(1) Comentário(s)
  1. Vanessa disse:

    Gente precisamos ter cuidado com os nossos filhos pois o período está por toda parte por isso uso sempre um programa de monitoramento para PC e celular: https://www.syncsoft.com.br/ com esse programa consigo monitora tudo o que meus filhos fazem recomendo pois tem sido de grande utilidade para mim.


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda