NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Os diferentes tipos de cortes para vegetais

Brunoise, Julienne, Battonet…você já ouviu ou leu estes nomes e ficou se perguntando o que eles significam? Para ampliar o seu conhecimento gastronômico – e as técnicas que você pode empregar para deixar os pratos ainda mais saborosos – eu preparei um ABC especial com estes e outros cortes de destaque que valem a pena conhecer!

Só para você ter uma ideia existem cerca de 20 cortes clássicos na gastronomia com diferentes nomenclaturas. Cada um deles oferece visual e textura diferentes ao prato e também modificam o seu sabor.

Afinal, se os pedaços de vegetais forem grandes, o gosto de cada ingrediente será sentido de forma mais individual.

Chiffonnade
Um dos cortes mais utilizados no dia a dia de qualquer cozinha. Ele é específico para verduras como couve, alface, almeirão, repolho ou espinafre.Para esse tipo de corte, as folhas são empilhadas, enroladas e fatiadas em tiras bem finas.

Julienne
Esse corte consiste em cortar fatias longas e finas, como palitos de fósforos. Usado para legumes e vegetais, geralmente o corte é utilizado para cozinhar no vapor, fritar, refogar ou mesmo consumir os alimentos crus em saladas.

Brunoise
O corte consiste em cubinhos de 4 a 4 cm de lado. Os alimentos cortados nesse tamanho geralmente dispensam o acozimento, possibilitando o consumo deles crus ou bastando apenas salteá-los na manteiga.

Vichy
Outro corte que você já deve ter feito sem saber. É o corte arredondado e fino, com fatias de no máximo 2mm de espessura. Geralmente, ele é utilizado em legumes alongados como cenoura e pepino.

Gomos
O corte em gomes é um dos cortes mais rústicos da culinária. Em formato parecido com barquinhas pode ser usado em tomates, pepinos, batatas e beterrabas. É só cortar o alimento em quatro partes ou mais.

E nem preciso dizer que para auxiliar no processo dos cortes procure sempre utilizar uma faca bem afiada e de boa qualidade para evitar o desperdício e aproveitar ao máximo os alimentos.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda