NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Os benefícios dos grãos para a saúde

Ultimamente, alimentos como chia, linhaça, semente de girassol, quinoa têm sido muito consumidos, especialmente por aqueles que buscam levar um estilo de vida mais leve e saudável.

Embora, aqui em casa esse hábito já existe há muitos anos! Por se tratar de alimentos ricos em nutrientes como zinco, ferro, cobre, magnésio, fósforo, vitamina E e vitaminas do complexo B, grãos e cereais devem possuir participação significativa em qualquer dieta saudável.

Abaixo listei alguns dos benefícios do consumo para sua saúde.

Benefícios
As sementes e os grão são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, como os antioxidantes, que protegem as células contra o envelhecimento precoce, as fibras, que cooperam com o bom funcionamento do intestino.

A alta concentração de fibras ajuda a diminuir a carga glicêmica da refeição, ou seja, o açúcar do alimento entrará mais devagar na corrente sanguínea. Como os níveis de glicose não subirão rapidamente, a produção de insulina ficará sob controle, evitando uma hipoglicemia.

Na prática, isto diminui consideravelmente a vontade de comer um dos maiores vilões na vida de quem busca perder peso, os doces, e, de quebra, ainda auxiliam no controle de diabetes. Sem falar, que as fibras também aumentam a sensação de saciedade, nos ajudando a comer menos e auxiliando na perda de peso.

Os grãos ainda ajudam na redução do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares e tornando o coração mais saudável.

Dieta com grãos
Uma dieta saudável pede o consumo de 3 a 6 porções de grãos e cereais. Pode parecer uma tarefa difícil, mas é possível incluir grãos e cereais na dieta sem muito esforço, confira:

Café da manhã: Na primeira refeição do dia, uma boa opção seria a combinação de aveia com frutas. Também é possível apostar em cereais, biscoitos e pães integrais e até mesmo um bolo feito com farinha integral.
Almoço e jantar: A sugestão para estas duas refeições é bem simples. Se for comer arroz ou algum tipo de massa, dê preferência sempre para as “versões” integrais e, se desejar, você também pode adicionar linhaça ou cevada.

Lanche: Para o lanche, uma boa pedida seria a ingestão de pães de centeio, frutas com granola ou até mesmo uma barrinha de cereal.

E se você ainda não está acostumada com esse tipo de alimento em sua dieta. Uma boa estratégia é educar-se aos poucos. Comece incluindo grãos e fibras no café da manhã, pelo menos três vezes por semana. Em menos de um mês, te garanto, que já os grãos já vão fazer parte do cardápio gastronômico da família.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda