NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Microondas: quando usar?

Todo mundo já teve dúvida sobre o que pode colocar no microondas, afinal ele é um dos eletrodomésticos que mais facilita nossa vida. Seja para esquentar o leite de manhã, preparar o almoço ou apenas aquecer um prato pronto.

Mas existem alguns materiais e alimentos que são incompatíveis com as ondas eletromagnéticas do aparelho e, se usados, podem acabar causando acidentes. E agora? Fique tranquila, é por isso que resolvi escrever esse post. Com as dicas abaixo, você vai acabar com a desconfiança e descobrir ao certo o que está liberado, e o que é proibido.

Permitido

Alguns materiais são superseguros para serem usados no micro-ondas. Porcelanas, vidros convencionais e louças são recomendados para o aquecimento rápido, visto que, mesmo absorvendo as ondas, eles perdem o calor rapidamente.

Se o preparo da receita pedir cozimento, prefira os vidros refratários e cerâmicas vitrificadas. Eles mantem a energia do aquecimento dentro deles, fazendo com que o prato fique quente por mais tempo. Outra vantagem é que eles podem ser levados diretamente do forno à mesa.

Toalhas de papel, papel toalha ou pratos de papel podem ser utilizados somente para o aquecimento de alimentos, em curto espaço de tempo. Caso contrário, eles ficarão com manchas amarronzadas.

Proibido

Peças de vidro decoradas com frisos dourados ou prateados, papel alumínio, talheres de metal e recipientes com desenhos feitos em tinta metálica também devem ficar de fora.

Papel alumínio também está proibido. Panelas, frigideiras, chaleiras e baixelas costumam ser feitas de metais também não podem nem chegar perto do aparelho.

Utensílios de madeira e bambu podem trincar com o calor e acabar se partindo. Mamadeiras? Só as sem BPA e sempre sem o bico, que pode derreter.

Nada de isopor: eles soltam elementos tóxicos e contaminam o alimento. E nem tecidos: eles podem pegar fogo.

Depende

Quanto aos plásticos, o uso depende da sua fabricação. Existem diferentes tipos de plásticos e cada um deles esquenta em temperaturas diferentes. Se o recipiente ficar mole e quente muito rápido e fácil, evite colocar no microondas.

Alguns filmes de PVC e plásticos rígidos não homologados para micro-ondas podem derreter e até incendiar. Portanto, na dúvida, não use!

Lembre-se sempre de verificar os símbolos nas embalagens dos produtos e recipientes antes de utilizá-los. Pode ter a frase ‘seguro para micro-ondas’ ou possuir uma imagem de um prato com linhas onduladas em cima, ou apenas as linhas onduladas. Fique atento!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda