NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Invista numa horta caseira

Nós estamos cansados de saber o quanto é importante para nossa saúde comer frutas, verduras e legumes. Mas nada adianta se elas estiverem envenenadas com agrotóxicos. Como o ideal é darmos preferência ao consumo de alimentos orgânicos porque não investir numa horta em casa? Além de produtos frescos sempre à mão, o contato com a terra, pelo menos para mim, é uma terapia.

E engana-se quem pensa que há necessidade de um espaço muito grande, ou que em apartamento não é possível.  Dependendo do tamanho da sacada as plantinhas podem ser, sim, cultivadas em vasos e floreiras. Até mesmo em nossa casa, se não quisermos fazer canteiros, temos muitas alternativas para plantar temperos, chás, verduras e algumas frutas.

Agora se você tem espaço vale à pena criar um local próprio, com demarcação para cada canteiro e aproveitar para plantar tudo o que for possível. O importante é que esse lugar receba pelo menos quatro horas de sol por dia para que os alimentos cresçam com força. O preparo do solo é fundamental, com a mistura de terra comum e composto orgânico. Compre adubos naturais e húmus de minhoca para garantir uma terra fértil. A rega também não pode faltar, assim como a poda.

Mas, antes de sair semeando é preciso estudar o manejo correto de cada planta e fazer as combinações que funcionam. Por exemplo, hortelã e pimenta precisam ficar mais afastadas porque o aroma de ambas prejudica o crescimento de outras plantas.

Controlar as pragas também é importante. Para evitar os pulgões, use cinza de churrasqueiras por cima da muda. E as lagartas? Estas não chegam perto de verduras onde colocamos cascas de ovos espetadas em palitos. Outra forma de se livrar delas é plantar capuchinha ou qualquer outro tipo de planta com flores amarelas ao redor das ervas.

Se for destinar um amplo espaço para o cultivo, vale a pena plantar verduras como: alface, couve, brócolis, espinafre, tomate cereja entre outros. Comece aos poucos e pelas plantas mais fáceis de cultivar.

Já para quem tem pouco espaço, escolha um cantinho ensolarado e faça sua horta, que pode ser em vasos na varanda, latas, garrafas pet, jardineiras, caixas. Acho o máximo as versões verticais fixadas nas paredes e até mesmo em sacadas. É só ter criatividade!  E que tal começar  com a cebolinha verde, deliciosa para temperar diversos alimentos. Sugiro ainda o manjericão, alecrim, salsinha e orégano.

Ter uma horta caseira dá trabalho, mas vale a pena! E aproveite para envolver as crianças nessa tarefa. Elas irão adorar mexer na terra, e claro, consumir o que plantaram!

 

 

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS
(2) Comentário(s)
  1. Vera Silva disse:

    Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    1. Fernanda Miguita disse:

      Obrigada pelo carinho.


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda