NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Hora do chá: faça dessa pausa um verdadeiro ritual

O tea break é uma das refeições que eu mais aprecio, e pela qual tenho um profundo respeito. Mas você sabia que, apesar do chá das cinco ser uma referência clássica dos britânicos, sua origem não é tão glamourosa como conhecemos?

O chá das cinco surgiu graças ao apetite de uma duquesa no século 19, em meados de 1840, na Inglaterra. A Duquesa Anna Bedford se queixava com frequência de um vazio no estômago sempre ao final do dia. Para enganar a fome antes do jantar, Anna passou a tomar uma xícara de chá, servido com leite e açúcar, acompanhada de pães, manteigas, biscoitos e bolos por volta das cinco horas da tarde, todos os dias. A ideia de ter uma refeição leve antes do jantar agradou tanto que ela passou a convidar amigos para acompanhá-la.

Mais tarde, por volta de 1880, o tea break virou tendência e se transformou em um evento social para a nobreza e alta sociedade da época. Até hoje, essa pausa é um evento social cultuado em muitos países. Costumo sempre respeitar esse momento, em que reúno familiares, amigas e, muitas vezes, faço a refeição sozinha mesmo, desfrutando com carinho da minha própria companhia!

Aliás, vocês sabiam que na verdade não bebemos chá? Chá na verdade é o nome de uma planta, a Camellia Sinensis. Na verdade, o que bebemos é uma infusão. Uma imersão de folhas, raízes, sementes e plantas diretamente na água quente. Neste conceito, podem entrar as infusões feitas com ervas, hortelã, gengibre, cascas de café ou até mesmo a bebida preparada em métodos como a prensa francesa, que coloca o pó em contato direto com o líquido. Interessante, não é mesmo?

Sempre que for receber, é importante seguir algumas regrinhas básicas de etiquetas à hora do chá. Confira: 

  • Segure sempre a xícara com uma mão, e o pires na outra;
  • O dedo mindinho não deve ficar levantado, mas sim junto aos demais;
  • Depois de adoçar o chá, deixe sempre a colher ao lado da xícara, no pires;
  • Leve sempre a xícara à boca, e não a boca a xícara;
  • Se for adicionar leite, coloque sempre por último.

Uma boa mesa é sempre um bom lugar para receber com carinho!

 

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda