NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Harmonize seus pratos com vinho

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a harmonização de vinhos com comida pode transformar qualquer almoço ou jantar, não é verdade? Isso acontece porque um complementa o outro e, com a junção dos aromas, sabores e texturas, há o despertar de incríveis sensações sensoriais, especialmente a gustativa e a olfativa.

Hoje em dia, é possível dizer que existem basicamente dois grandes estilos de harmonização de vinho com comida, sempre levando em consideração alguns elementos básicos, como acidez, doçura, amargor, teor de gordura e teor alcoólico.

O primeiro estilo, normalmente o mais usado, ocorre por complementação, ou seja, os aromas e, em especial, os sabores são similares, tanto do alimento, quanto da bebida. Já o segundo é totalmente o contrário. Isso significa que a harmonização vai acontecer de acordo com as características opostas de cada um.

Dicas gerais de harmonização de vinhos

É muito comum ouvirmos que peixes harmonizam bem com vinhos brancos, aves com brancos, rosés ou tintos leves (como o Pinot Noir e o Beaujolais); carnes vermelhas e/ou fortes, com tintos como o Cabernet Sauvignon ou o Malbec.

Mas existem algumas dicas gerais que auxiliam a fazer as melhores escolhas em uma harmonização:
– comidas apimentadas com vinhos menos alcoólicos;
– sabores cítricos com vinhos brancos;
– alimentos terrosos com vinhos terrosos;
– carnes de sabor intenso com vinhos com taninos fortes;
– carnes brancas e sem molhos com vinhos brancos;
– molhos à base de queijo ou amanteigados com vinhos brancos mais cítricos;
– alimentos de menos sabor, como massas e aves, com vinhos adequados aos molhos das refeições.

Aposte nessas dicas e você vai ter experiências gastronômicas únicas e inesquecíveis. O mais bacana é experimentar diversas combinações e descobrir quais delas você prefere.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda