NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Guioza

Dando sequência a nossa viagem pela gastronomia japonesa, essa semana vou apresentar a vocês, o guioza (ou gyoza). Uma comida japonesa frita, cozida, grelhada ou no vapor.

Conta a história, que o prato teria sido levado para o Japão pelos soldados que haviam lutado na Manchúria durante a 2° Guerra Mundial e que foram responsáveis pela disseminação de diversos pratos típicos da culinária do norte da China.

O guioza é feito com uma massa bem fina no formato de pequenos pastéis com recheio de carne de porco moída ou legumes (repolho e cebolinha) e geralmente é servido com molho shoyu.

Atualmente, a cidade de Utsunomiya é conhecida como a cidade do guioza, já que seus habitantes estão entre os maiores consumidores de guioza em todo o arquipélago japonês.

Ingredientes:

Para a massa

1 xícara e meia (aprox. 150 g) de farinha de trigo

80-90 ml de água fervente

Para o recheio

300 g de repolho

30 g de nirá (na falta use cebolinha ou alho-poró)

1 pedaço pequeno de gengibre (aprox. 2-3 cm)

1 dente de alho

1/4 de colher de chá de sal para amaciar o repolho

Condimentos para o recheio

1 colher de sopa de shoyu

1/4 de colher de chá de sal (de novo)

2 colheres de chá de óleo de gergelim

Pimenta do reino a gosto

1/2 colher de chá de açúcar

Para o molho

2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim

2 colheres (sopa) de suco de limão (coado)

1 colher (sopa) de saquê seco ou saquê mirin (saquê culinário)

1 pitada de glutamato monossódico e outra de hondashi

Pimenta do reino socada e alho amassado em quantidade a gosto

Modo de preparo

Primeiro coloque a farinha numa tigela espaçosa. Adicione a água fervente e mexa com uma colher de pau. É importante usar a mão para misturar. Em seguida, forme uma bola e transfira para uma superfície lisa. Sove por 2 a3 minutos até que a massa fique um pouco elástica. Depois, embrulhe a massa com filme plástico ou coloque num saco plástico para descansar por 30 minutos. No final deste tempo a massa deve ficar macia e não grudar nos dedos.

Enquanto a massa descansa, vamos preparar os ingredientes do recheio. Corte bem o repolho, coloque numa tigela e misture 1/4 de colher de chá de sal e deixe descansar por 5 a 6 minutos. Na sequência, pique bem o nirá e rale o gengibre e o alho.

Depois que o repolho ficar macio por causa do sal, embrulhe num pano de prato e esprema levemente para remover o excesso de líquido. Devolva à tigela e adicione o nirá picado, o gengibre e o alho ralado, e coloque também shoyu, sal, óleo de gergelim, pimenta do reino e o açúcar e misture tudo.

Depois de deixar a massa descansar por 30 minutos, forme um rolo de 20 cm de comprimento. Corte em 20 porções iguais de 1 cm cada. Jogue um pouco de farinha de trigo sobre cada pedaço. Use os dedos para pressionar cada pedaço da massa e formar um disco de 5 a 6 cm de diâmetro. Use um pau de macarrão para abrir os discos e fazer discos mais finos de 9 cm de diâmetro.

Na palma da mão, segure um disco de massa e coloque cerca de 2 colheres de chá bem cheias de recheio no meio da massa. Levante a beirada de cerca de um terço do lado do disco que fica mais próximo a você. Depois levante a massa do lado oposto para envolver o recheio. Aperte as bordas da massa e vá fechando formando pequenos vincos. Os pasteizinhos devem ficar no formato de lua crescente.

Aqueça uma frigideira. Unte a base com 1 colher de chá de óleo para fritura e coloque os pasteizinhos com o lado plissado para cima. Frite em fogo médio. Quando a base dos pasteizinhos ficarem coradas, coloque 1 xícara de água fervente e tampe imediatamente a frigideira. Deixe no fogo por 6 a 7 minutos. Tire a tampa e incline a frigideira com o fogo no alto para evaporar qualquer resíduo de líquido. Quando estiver quase seco, acrescente mais 2 colheres de chá de óleo para fritura e deixe um pouco mais no fogo até a base ficar crocante.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes do molho e mexa por alguns segundos e reserve.

Por fim, coloque os guiozas num belo prato e sirva com o molho. Essa receita rende 4 porções.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda