NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Faça uma composteira caseira!

Você sabia que metade do lixo que produzimos em nossas casas é orgânico? E que esse resíduo quando depositado em locais impróprios junto com matérias tóxicos como: pilhas e remédios produzem efluentes que contaminam solos, lençóis freáticos e a atmosfera?

Por isso, ter uma composteira caseira foi a alternativa que encontramos, aqui em casa, para reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros e também uma forma de mudar a nossa relação com o lixo que geramos. O Max adorou a ideia!

Agora, todos os restos de alimentos como: cascas de frutas e verduras vão para a nossa composteira caseira. E para quem ainda está em dúvida sobre ter uma: o recurso é totalmente higiênico, sem cheiro e rico em húmus que eu ainda uso para adubar minha horta orgânica.

Que tal aprender a fazer a sua?

Vamos aos materiais:

Compre três caixas de plástico ou baldes de modo que um encaixe no outro, já que serão empilhados. O recipiente de cima precisa de tampa.

Uma torneira,

Minhocas,

Matéria vegetal seca(serragem, folhas, palhas ou grama),

Matéria orgânica (restos de frutas, vegetais, legumes, cascas de ovo e borra de café

Passo a passo:

Faça vários furos no fundo das 2 caixas de cima de modo que as minhocas consigam passar.

Nas laterais de todas elas devem ter furos. Atenção ao tamanho: deve ser suficiente apenas para o ar penetrar. E não esqueça de perfurar a tampa

Na caixa base também chamada de caixa coletora é necessário instalar uma torneirinha na parte de fora, por onde o chorume será escoado. (esse líquido é o excesso de água que escorre dos alimentos e por não haver contaminação é limpo e pode cair no solo)

Na caixa do meio deposite um pouco de serragem e terra adubada, apenas para forrar.

As minhocas devem ser colocadas na caixa de cima, juntamente com o húmus de minhoca. Por cima desse húmus é que será colocado o lixo orgânico, de preferência no canto.

Cubra com bastante matéria vegetal seca evitando o mal cheiro e a incidência de larvas e insetos. Se você acrescentar duas partes de lixo seco (grama, serragem ou folhas) para uma parte de lixo orgânico sua composteira vai funcionar direitinho.

A minhoca vai se alimentar dessa matéria orgânica e transformá-la em húmus. E só depois de um mês é que o material orgânico do meio estará pronto para uso.

Mas atenção: nem tudo podemos colocar na compostagem. Eu costumo colocar  cascas de frutas, legumes, verduras, grão e sementes, borra de café e cascas de ovos.

Agora é a sua vez! Aproveite o feriado, reúna os filhos e monte a sua composteira! Afinal, é responsabilidade de todos nós cuidarmos do planeta!

Bom descanso!

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda