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Dormir bem: cinco erros que atrapalham seu sono

Uma das melhores coisas da vida é dormir BEM! Quando dormimos, colaboramos para que o organismo se recupere do cansaço físico e mental do dia a dia e se prepare para a maratona do dia seguinte. Eu, por exemplo, procuro sempre evitar alguns maus hábitos que prejudicam o meu sono e, consequentemente, a minha qualidade de vida.

E você: sabe o que pode estar prejudicam o seu sono? Confira alguns mau hábitos que devem ser excluídos da sua rotina.

TV ligada
Para ter uma boa noite de sono o ideal é ter um quarto calmo e escuro. A luz emitida inibe a liberação de melatonina (hormônio do sono), sinalizando ao cérebro que não é hora de dormir. Isso também vale para smartphones, tablets e notebooks.


Alimentação

Procure se alimentar pela última vez pelo menos três horas antes de se deitar para dormir. Dê preferência para alimentos pouco gordurosos e evite o consumo de álcool e líquidos (para não causar várias idas ao banheiro durante a noite).

Dormir demais no final de semana
Os especialistas advertem para o excesso de cochilos aos sábados e domingos. Compensar o sono perdido da semana nos fins de semana pode atrapalhar seu relógio biológico, que é importante para o bom funcionamento do seu organismo.

Estimulantes
Evite a ingestão de bebidas, alimentos e até medicamentos que possuam a cafeína em sua composição após as 18 horas, pois elas funcionam como estimulantes do sistema nervoso central. Energéticos e a nicotina também são inimigos do sono.

Colchão
Invista em um bom colchão, afinal passamos grande parte das nossas vidas nele. Um colchão de má qualidade não só afeta o nosso sono, mas também o nosso físico, causando dores na coluna, cãibra e outros problemas musculares.

Acredite! E você mudar alguns hábitos vai garantir uma noite tranquila. Agora, se nenhuma dessas mudanças melhorarem a qualidade de seu sono, procure um especialista para investigar as causas.

Abelhinha

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