NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Diferenças entre tricô e crochê

Vocês que me acompanham- por aqui – sabem o quanto gosto de trabalhos manuais. Faço de tudo um pouco! Ultimamente, tenho me dedicado a confecção de peças em tricô e crochê.

Acredito que grande maioria das pessoas já teve ou ainda tem dúvida com relação a diferença entre eles. E é bem comum se confundir no início, mas é importante conhecer mais a fundo essas técnicas milenares para saber em qual você quer investir, ou quando utilizar cada uma delas.

Origem

O surgimento do crochê ainda é incerto, dizem as boas línguas que foi desenvolvida na pré-história, mas o crochê como o conhecemos hoje vem do século 16.

A técnica do tricô foi desenvolvida no Egito e as primeiras peças foram descobertas em 1200 d.C. Naquela época, a peças eram desenvolvidas com a ajuda de ossos e madeira.

Agulhas

É aqui que fica fácil entender a diferença entre o crochê e o tricô!

No crochê usamos apenas uma agulha para criar e elas possuem diferentes tamanhos, medidos em milímetros, porque para cada espessura de fio utilizado, é necessário usar uma agulha com o gancho que se encaixe no fio.

Já no tricô, utilizamos sempre duas agulhas com a ponta pontiaguda, a depender do tamanho e espessura da peça, também é necessário mudar a largura e comprimento das agulhas utilizadas.

Técnica

No crochê, são utilizados 5 pontos básicos e a partir deles é possível criar uma infinidade de variações. Os pontos são: correntinha, ponto baixíssimo, ponto baixo, ponto meio alto e ponto alto.

Essa técnica produz um traçado semelhante ao de malha ou renda e pode ser usado uma variedade maior de fios, permitindo uma produção mais versátil de roupas, amigurumis, cestos e outros.

Já no tricô, temos apenas 2 pontos, o tricô e o meia e esses pontos também ajudam a deixar as peças mais maleáveis. Mas, assim como no crochê, a partir destes pontos também conseguimos criar vários outros. Ele é mais usado para peças de lã e costuma ser mais elástico. Esta técnica é mais utilizada para fazer gorros, cachecóis, casacos, enxovais, mantas e etc.

Eu – particularmente – prefiro o tricô, porque o crochê requer mais atenção, mas isso é muito pessoal. O ideal mesmo, é comprar o básico de materiais de cada um e testar, assim vai conseguir identificar mais claramente e rápido com qual técnica você se identifica mais.

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda