NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Diferenças entre chá, infusão e decocção

Se você, assim como eu, é apreciador de chás saiba que o modo de preparo é fundamental para determinar seu sabor e efeitos medicinais. Certas plantas perdem o valor terapêutico dependendo de como são tratadas antes de serem vendidas.

É importante ressaltar que os efeitos benéficos ou indesejáveis dos chás dependem do modo de preparo, dose, uso da planta correta e até mesmo a forma como a planta foi cultivada e colhida. Por isso, para aproveitar bem os benefícios de qualquer planta, a regra principal é ter a certeza do que se está a adquirir.

Chá
Os chás são sempre preparados com a Camellia sinensis que dá origem aos chás verde, preto, amarelo, azul ou oolong, chá branco e o chamado dark tea, também conhecido como chá vermelho ou pu-erh.

Como fazer: Adicione as folhas de chá verde numa xícara de água fervente e deixe repousar por 3, 5 ou 10 minutos. Depois tampe o recipiente e deixe amornar. Em seguida coe e tome ainda morno.

Infusão
A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre elas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor.

As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, mas já com o fogo desligado. Esta técnica preserva o óleo essencial das plantas e normalmente é aplicada para preparar chás a partir de folhas, flores e frutos moídos.

A infusão é usada para fazer bebidas a partir de folhas, flores e frutos, e pode ser armazenada na geladeira e consumida em até 24h.

Como fazer: Coloque água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligue o fogo. Despeje a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, na proporção de 1 colher de sopa de planta seca ou 2 colheres de sopa da planta fresca para cada xícara de chá de água. Abafe e deixe descansar por 5 a 15 minutos. Coe e beba.

Decocção
A decocção é feita quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos. Ela é indicada para preparar bebidas a partir de caules, raízes ou cascas das plantas, como é o caso da canela e do gengibre.

Como fazer: Adicione 2 xícaras de água, 1 pau de canela e 1 cm de gengibre numa panela e deixe ferver por alguns minutos, até a água ficar mais escura e aromática. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar.

Os chamados blends são misturas de chás com frutas, especiarias ou flores, usadas para dar mais sabor e aroma para a bebida. Essas misturas são ótimas opções para quem não está habituado ao sabor dos chás puros, além de trazer ainda mais nutrientes e antioxidantes pelo acréscimo das frutas e especiarias.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda