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Detox pós Carnaval: dicas para substituir o pão branco

Quem não gosta de um pão francês fresquinho? Eu adoro! Mas já faz um tempo que mudei alguns hábitos aqui em casa. Segundo os nutricionistas, o pão branco é composto de farinha processada, rica em carboidratos simples e pobre em fibras, além de apresentar alto índice glicêmico.

Há também aquelas pessoas que são alérgicas ou intolerantes ao glúten, e que não podem ingerir esse tipo de alimento. Quais alternativas encontrei então para substituir o tão tradicional pãozinho, principalmente, no café da manhã? Listei algumas opções, indicadas por especialistas, e até mais saborosas. Confira!

Tapioca

A tapioca, assim como o pão, é rica em carboidratos e deve ser usada com moderação. Os nutricionistas recomendam que uma tapioca deve ser feita com, no máximo, 3 colheres de sopa de goma. Por ser um alimento versátil, ela pode ser incluída em qualquer outra refeição, além do café da manhã, e pode ser recheada com alimentos ricos em proteínas como ovos, queijos, carnes e frango, ou frutas!

Crepioca

Essa variação da tapioca é preparada com ovos ou com leite e é uma ótima opção para começar o dia. Você pode preparar uma crepioca de espinafre ou acrescentar geleia de frutas com pedaços de queijo minas padrão. Fica divino!

Para quem não sabe como preparar  segue uma receita bem simples. Bata bem um ovo e, em seguida, junte a ele uma colher de sopa de goma de tapioca. Misture tudo e despeje numa frigideira. Deixe dourar por alguns segundos e vire a massa. O recheio fica a seu critério.

Omelete

Uma ótima opção é incluir proteína e legumes no seu café da manhã. Abobrinha ralada ou cebola são algumas das sugestões para acrescentar no seu omelete. A quantidade de ovos varia com o objetivo de cada pessoa. E não se esqueça, não use gordura para fritar o omelete. Prefira manteiga ghee ou óleo de coco, para deixá-lo mais saudável.

Cereais e grãos

Dê preferência para as versões integrais dos cereais, que são ricas em fibras e antioxidantes. Para deixar a refeição mais saborosa, inclua frutas, oleaginosas e iogurte ou leite desnatado.

Pães integrais

Existem diversas opções de pães integrais nos mercados e padarias, alguns com sementes, oleaginosas e cereais que ajudam a tornar o alimento ainda mais nutritivo. Saiba que, para que os alimentos sejam considerados integrais, o primeiro ingrediente do rótulo deve ser farinha de trigo integral, caso seja outro ingrediente, escolha outro pão. Fique de olho nos rótulos!

Gostou das sugestões? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 

Abelhinha

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COMENTÁRIOS
(4) Comentário(s)
  1. Irani disse:

    Amei! Gosto também em ver o vídeo fazendo as receitas. Grata!

  2. Sonia von Homrich disse:

    Olá querida Fernanda parabéns pelo blog – estou aprendendo a viver sem trigo – na Europa eu usava sempre trigo Demeter coisa impossível aqui e o trigo daqui, mesmo o orgânico tem soja ou aditivos para enriquecê-lo. Sinto falta do pão. Naturalmente uso grano duro nas massas, sempre italianas para me proteger da soja que não posso usar. E o que se usa em termos de agrotóxicos me atinge brutalmente pois sofro da Síndrome de Hashimoto. Então preciso saber fazer pães e panquecas em casa com milho e com arroz… ou mesmo tapioca… se você tiver boas e testadas receitas para me recomendar eu agradeço. Beijos.

    1. Fernanda Miguita disse:

      Ola Sonia, obrigada pelo carinho.
      Pode deixar que vou providenciar algo para lhe ajudar.
      bjs

    2. Fernanda Miguita disse:

      Ola Sonia
      Vou providenciar algo para lhe ajudar. Obrigada pelo carinho


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