NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Dia da Doceira: uma doce homenagem!

Em maio comemoramos o Dia da Doceira, profissional que ocupa um papel de destaque na confeitaria – e que adoça nossos corações! Mas você sabe desde quando existe essa profissão tão doce aqui no Brasil?

Estima-se que desde o século XIX, quando foi lançado o primeiro livro sobre o tema de que se tem notícia aqui no país. Doceira Brasileira – Novo guia manual para se fazerem todas as qualidades de doces foi escrito em 1856 e é uma compilação dos manuscritos de uma dama da alta sociedade imperial, membro de uma antiga família de senhores de engenho, estabelecidos no norte do estado do Rio de Janeiro.

O livro, editado pelos irmãos Eduardo e Henrique Laemmert, era apresentado como “coleção ampla de receitas, formas e métodos conhecidos até hoje de fazer doces, geleias, conservas, frutas em calda, incluindo sorvetes de baunilha, violeta e frutas do mato e usando, nos pratos, ingredientes brasileiros que passaram a acompanhar os sofisticados ingredientes europeus”. Um verdadeiro bálsamo de sabores!

E até hoje os doces produzidos no norte fluminense fazem o maior sucesso. Eu adoro! Mas para as profissionais da área não é fácil se destacar em um mercado tão concorrido. Abençoadas são as mulheres que possuem esse dom, muitas vezes passado de geração para geração!

Para ser uma doceira de mão cheia é preciso ter facilidade na cozinha, conhecer algumas técnicas e ser criativa para desenvolver e produzir novas receitas. O dia a dia dessa profissional vai além de ter facilidade com a cozinha. A doceira que trabalha em buffets precisa ter organização, disciplina, noções rigorosas de higiene e padrões de qualidade.

Quem é que não tem uma boa lembrança do seu doce preferido? Eu tenho muitas, entre elas, um delicioso doce de abóbora com coco!

Ingredientes:
1kg de abóbora de pescoço, descascada e cortada em cubos
1/2 quilo de açúcar
2 pauzinhos de canela
6 cravos-da-índia
1/2 xícara de coco ralado fresco

Modo de preparo:
Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água. Abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva de 35 a 45 minutos), junte o coco e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em um pote com tampa na geladeira.

E você, vou adorar saber qual é a sua receita 🙂

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS
(3) Comentário(s)
  1. Curso De Confeitaria disse:

    Olá aqui é a Amanda Faria, e estou aqui para lhe indicar um poderoso site com centenas de dicas de Como fazer bolos decorados, receitas de massas, recheios em geral,
    montagem e decoração em mais de 30 Bolos e Tortas variadas.

    Acesse: https://rccursosonline.com/curso-de-confeitaria-online/

    Muito obrigada, pela atenção.

    1. Fernanda Miguita disse:

      Obrigada

  2. Curso De Confeitaria disse:

    Sou Amanda Dias, gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda