NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Dê adeus ao plástico

De diferentes cores, formas, tamanhos: quem não tem uma coleção de “tupperware” na cozinha? O que poucos param para pensar são nos riscos que esses itens podem trazer à saúde, sem falar para o meio ambiente.

De acordo com alguns grupos de pesquisa norte-americanos, os potes plásticos em geral, quando aquecidos, podem liberar substâncias tóxicas e contaminar os alimentos. Fatores como o tipo de plástico com o qual o recipiente foi produzido, o tempo de aquecimento e sua condição física interferem no risco de contaminação.

Para o meio ambiente, já sabemos que o volume de plástico descartado nos oceanos faz dele uma ameaça real à vida animal, com inúmeros casos de asfixia, ingestão e até mesmo alguns casos de deformação, principalmente em animais marinhos.

Por isso, há algum tempo venho substituindo – em especial na minha cozinha- os plásticos por potes de vidro.Segundo o órgão americano que regula o segmento de alimentos e medicamentos, conhecido como Food and Drug Administration (FDA), o vidro ainda é a embalagem mais segura para os consumidores, já que não é tóxico e é livre de substâncias nocivas à saúde.

O vidro é composto por uma mistura de areia e soda cáustica aquecida, com eventuais aditivos para coloração. A areia, seu principal componente, não necessita de grandes instalações para ser explorada e é renovável, além de reciclável.

Quanto à conservação, o vidro tem a vantagem de ser impermeável, já que odores e umidade não atravessam o material, tornando-o a escolha certa para armazenamentos a longo prazo de itens perecíveis, como alimentos e bebidas.

O vidro também não deixa nenhum tipo de sabor indesejado no conteúdo, afinal, em nível químico, seus compostos podem demorar muitos anos para interagir com o que está na embalagem. Além disso, essa característica específica torna o vidro um aliado no armazenamento de produtos que precisam de cuidado especial em relação às temperaturas, prolongando a conservação de alimentos, como palmito, picles, azeitonas, óleo de coco e bebidas alcoólicas.

E aí, já esta convencida de que o vidro é seu melhor aliado!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda