NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Coxinha: a rainha dos petiscos desde o período imperial

Todo mundo deve ter memória afetiva com a coxinha, esse petisco tão amado em nosso país. E se eu contar que esse salgadinho faz parte da História do Brasil, vocês iriam acreditar?

Pois é, dizem que a coxinha foi criada pela Princesa Isabel. É isso mesmo! Diz a lenda que a coxinha surgiu graças aos caprichos de um garoto na Fazenda Morro Azul, em Limeira, interior de São Paulo, ainda no Brasil Colonial. Ele era filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu e só gostava de comer coxa de galinha.

Um belo dia, sem aves à disposição para preparar a refeição do menino, a cozinheira da Fazenda Morro Azul teria desfiado outras partes da ave e moldado em uma massa à base de farinha e batata e, assim, criado o quitute mais idolatrado do país. Essa história é contada no livro ‘Histórias e receitas – Sabor, tradição, arte, vida e magia’, de Nadir Cavazin, editado pela Sociedade Pró-Memória de Limeira.

O tempo passou e o salgado ganhou novas variações. Hoje, além da tradicional coxinha de frango, encontramos várias versões gourmet do petisco, com diferentes recheios. Carne seca, catupiry, queijo (e não é bolinha, é coxinha!), pernil, nutella, entre tantas outras. Se você não gosta de coxinha, bom sujeito não é!

O mais gostoso da coxinha é que ela harmoniza com qualquer tipo de bebida. Seja um suco natural, cerveja, vinho ou cachaça, o importante é juntar uma turma de amigos e petiscar muito, de preferência em algum bar da cidade. Aqui em São Paulo, uma das coxinhas mais procuradas é a do Frangó, um dos bares mais tradicionais da Zona Norte.

Inclusive é uma receita do Frangó que eu compartilho hoje aqui no post. Anote e prepare em casa:

Ingredientes para a massa:
300 gramas de farinha de trigo
15 gramas de caldo de galinha em cubo
300 ml de água
30 ml de óleo
Recheio
200 gramas de frango cozido e desfiado
Catupiry a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto

Finalização:
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Aqueça a água com o óleo e o caldo de galinha, em fogo baixo, por 5 minutos. Adicione a farinha de trigo e mexa até formar uma massa homogênea. Reserve.

Tempere o frango desfiado com sal e salsinha e misture com o catupiry. Pegue um pouco da massa, abra na palma da mão e ponha uma porção de recheio no centro. Modele as coxinhas, empane na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Rendimento: 20 unidades

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda