NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Conservação dos alimentos

Pernil, maionese, tender, panetone, o Natal acabou. Mas e a comida, sobrou muita coisa? Reaproveitar alimentos é sempre legal, principalmente quando pensamos no combate ao desperdício.

Se você já está pensando em possíveis combinações para mesclar as sobras em outras refeições, existem recomendações sobre a melhor forma de armazenar os alimentos e assim aproveitá-los ao máximo.

Conservação de alimentos
Os alimentos podem ser classificados quanto ao seu tempo de conservação em:
Perecíveis: deterioram-se facilmente e em poucos dias como verduras, leite, ovos e carnes. As consequências da má conservação são muito graves no caso dos alimentos proteicos.

Semi perecíveis: pertencem a essa categoria aqueles alimentos que têm um período para a sua deterioração maior como nozes, castanhas e enlatados.

Não perecíveis: por serem alimentos com zero de concentração de água, eles não estragam facilmente se foram conservados em ambiente seco, como farinhas, massas e açúcar.

Maneiras de Conservação
Por frio
A refrigeração ou o congelamento conserva os alimentos a curto e longo prazo; esse método é capaz de manter por mais tempo as características do alimento, mas não é capaz de restituí-las. Ou seja, se o alimento estragou, jogue-o fora.

Por calor
Por calor, os métodos são branqueamento, pasteurização, esterilização e a vácuo. Esses processos destroem microrganismos patogênicos e inativam o sistema enzimáticos ao submeter os alimentos a uma temperatura de até 100°C (branqueamento e pasteurização) ou acima de 100°C (esterilização). Na esterilização existe a possibilidade da posterior retirada de ar do alimento embalado, tornando-o embalado a vácuo.

Por concentração e desidratação
A conservação por concentração baseia-se na remoção da umidade do alimento, enquanto que por desidratação a água do produto é retirada totalmente ou quase totalmente – garantindo que esta forma de conservação não necessite de um método de conservação secundário.

Salga e defumação
São processos caracterizados pelo uso do sal, secagem natural (salga) e pela exposição do alimento à ação do calor e da fumaça (defumação), contribuindo para a fixação de compostos que conservarão o alimento, além de proporcionar seu sabor característico.

Fermentação
Método utilizado há milhares de anos por diversos povos para conservação de alimentos, a fermentação modifica intencionalmente o alimento para obter sabores diferentes. Nele, o pH é diminuído produzindo ácido lático, acético e álcool. O processo de produção de queijos, de iogurtes, de produtos de soja e a panificação utilizam desse método.

Dicas
Guarde os alimentos no refrigerador, acondicionados em recipientes tampados. Nunca deixe alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de duas horas.

Mantenha a geladeira, o congelador e o freezer nas temperaturas adequadas. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 5ºC, e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.

Limpe a geladeira periodicamente e verifique a data de validade dos produtos armazenados. Ela nunca deve ficar muito cheia de alimentos, e as prateleiras não devem ser cobertas com panos ou toalhas, para não dificultar a circulação do ar frio.

Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura.

Armazene adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para alimentos preparados e prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos semi-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus.

Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Use o forno micro-ondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele. Alimentos fracionados em pequenas porções podem ser cozidos diretamente, sem prévio descongelamento.

O local de armazenamento de produtos secos deve ser sempre limpo e arejado (com ventilação apropriada).

Nunca guarde alimentos e produtos de limpeza no mesmo local.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda