NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Como temperar papinhas de bebê

Desde o nascimento, o bebê já começa a desenvolver o paladar. Por isso, é comum muitas pessoas acreditam que papinhas devem ser preparadas sem sal e sem temperos.

O sal refinado, sim, deve ser evitado. Mas os temperos naturais como ervas e especiarias podem, e devem, ser utilizados para enriquecer as papinhas. Max adorava!

Os temperos naturais possuem uma infinidade de propriedades medicinais, agregam valor nutricional e ampliam a experiência sensorial da alimentação. O bebê é uma página em branco também no que diz respeito ao paladar. Ele está descobrindo o mundo pela boca e o alimento é parte importante de todo esse aprendizado.
Por isso, nós como pais temos a obrigação de ajudá-los a criar um paladar diversificado e aberto.

Preparos
Em casa, eu costumava fazer o seguinte: as papinhas salgadas eram temperadas com cebola, alho e azeite. As ervas, como salsinha, cebolinha, salsão, manjericão, orégano e coentro (muito utilizado no Nordeste) também podem ser colocadas, mas em pequena quantidade, para não comprometer o sabor natural da refeição. Assim, você ajuda seu filho a comer de tudo e a não cultivar “frescuras”.

Temperos
Ervas frescas – salsinha, cebolinha e coentro picadinhos podem finalizar os pratos; já tomilho, alecrim e sálvia devem usados no preparo, porque ficam melhores quando passam por algum método de cozimento.

Especiarias – páprica doce (cuidado para não usar a versão picante!), cominho, canela (inclusive em preparações salgadas), cúrcuma e noz-moscada são ótimos de ter na despensa para usar no dia a dia.

Legumes aromáticos – cebola e alho são os primeiros que vêm à cabeça na hora de fazer o refogado do arroz, do feijão e dos ensopados, mas vale refogar salsão, cenoura e alho-poró em azeite para criar mais uma camada de sabor.

Mas atenção todos os temperos devem ser cortados em pedaços suficientemente pequenos para serem mastigados. Assim, o bebê visualiza os alimentos e aprende a distinguir sabor, cheiro, cor e textura de cada um.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda