NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Como fazer mosaicos com as crianças

Todo mundo já ouviu falar em mosaico de quadros na decoração, afinal é uma tendência bem forte nos últimos tempos. O mosaico é uma montagem de pequenos fragmentos de materiais como pedras, azulejos de várias cores, pastilhas de vidro e outros materiais sobre figuras previamente escolhidas ou não – resultando em desenhos variados.

Não é uma tarefa simples. Exige tempo, paciência e dedicação! Mas pode ser uma boa opção de divertimento entre pais e filhos durante esse período de isolamento. Aqui em casa, Max se aventurou na confecção de um quadro para presentear os avós – numa produção que contou também com ajuda da querida Alessandra Zanini.

E se você ainda não ficou convencida de transformar algum espaço da casa em ateliê e soltar a imaginação, saiba que o mosaico também é uma prática de atenção plena, podendo até ser encarado como uma forma de meditação, devido ao impacto positivo na saúde mental e no bem-estar que ele gera: mais calma, menos ansiedade, mais tranquilidade, mais felicidade e um aumento na auto-estima.

Abaixo, veja como é o passo a passo para a produção de um quadro.

Escolha um compensado de madeira plano, liso, sem fiapos. Se possível passe uma lixa, antes de começar a montagem.
Em seguida, defina qual desenho irá fazer. Nós gostamos de desenhar antes na madeira e depois colar os cacos. Preferimos fazer o desenho a lápis para corrigir possíveis erros.

Depois,escolha as pastilhas. Atenção: Essa etapa deve ser feita com supervisão de um adulto para evitar acidentes.
Observe também se o tamanho e a espessura das pastilhas são as mesmas, para não ocorrer desnivelamento na hora da montagem. Uma dica importante é contar ou fazer uma média para que não faltem pastilhas no meio da montagem e você fique na mão ou tenha que improvisar.

Agora vamos a colagem! Primeiro, comece colando o desenho, e por último o fundo. Na hora de colar o desenho observe os contornos das formas, cortando as pastilhas para segui-los.

Após a secagem, separe a espátula e a massa corrida ou o rejunte em pó, branco de preferência. Com os materiais em mãos, passe a massa corrida com a espátula. Se necessário passe em algumas partes com o dedo. Preencha bem os espaços entre os cacos. Retire o excesso de massa corrida, facilitando na hora da retirada após a secagem.
Com um balde, água e esponja, é hora de limpar o quadro. Molhe a esponja na água e torça para tirar o excesso. Passe sobre o quadro, retirando toda a massa seca das pastilhas.

Após a secagem e a limpeza da massa corrida, o uso do verniz é opcional. Ele servirá para dar um brilho e impermeabilizar o quadro.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda