NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Como aprender a dizer não!

Hoje resolvi escrever sobre um assunto bastante delicado. Como é difícil falarmos não! Saber dizer não é um grande desafio, principalmente para as pessoas que amamos. Tomar decisões sempre é um ato que vem acompanhado de consequências. Quando se opta por um ou por outro caminho, estamos moldando o rumo de nossas vidas.

Negar ou proibir em vez de consentir quase sempre é um ato considerado antipático, desagradável ou mesquinho. Mas se engana quem pensa desta forma. Dizer não, muitas vezes, é uma prova de consideração para com os outros. E, com nossos filhos, de prepará-los para as adversidades da vida.

Sempre tive muita dificuldade em dizer não, e lidar com ele. Mas tenho mudado minhas atitudes baseadas em algumas estratégias de inteligência emocional que agora compartilho com você. Confira:

Estabeleça prioridades

Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. Porém, é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas. Aprenda a não comprometer a sua agenda por conta de demandas de terceiros.

Seja honesto e educado

Quando precisar dizer não para alguém, procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida e grosseira. Evite inventar desculpas e seja o mais transparente possível.

Barre a necessidade de agradar

Quando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionando. É muito importante barrar esta tendência e perceber que não vale a pena ficar dependente dos pensamentos alheios.

Cuide de você

Você anda se tratando bem? Ou será que se preocupa tanto com as outras pessoas que acaba esquecendo de você? É importante que você pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a se dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo. Lembre-se: até para auxiliar as pessoas com quem você convive você precisa estar bem com você mesmo.

Não se sinta culpado

O sentimento de culpa é um grande sabotador. É muito importante barrar esse sentimento quando você precisar dizer não. Lembre-se: você tem todo direito em recusar algo que você não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim pra tudo.

Saber dizer sim também é importante

Saber dizer não é igualmente importante como dizer sim! É importante desenvolver um equilíbrio e ter critério para não acabar pendendo sempre para o mesmo lado. Não deixe de exercitar sua empatia, altruísmo e seu senso de colaboração.

Espero que estas dicas sejam úteis para o seu autoconhecimento, assim como foram para o meu. Se gostou, compartilhe este post!

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda