NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Chá de alcachofra: conheça seus benefícios

Você já deve ter ouvido falar da alcachofra e de alguns benefícios que essa flor, nativa do Mediterrâneo, proporciona.

Com diversas propriedades, a alcachofra auxilia em problemas de cálculos biliares, é diurética e antirreumática. Para obter todas as propriedades e benefícios da alcachofra, o ideal é consumir nas versões à vapor ou cozida.

Mas se você, como eu, adora chás também é possível preparar a bebida e aproveitar os seus benefícios terapêuticos.

Benefícios

O chá de alcachofra é uma bebida cheia de propriedades significativas para o nosso organismo. Abaixo, listei algumas delas:

Antioxidante
Um dos principais benefícios do chá de alcachofra é sua função antioxidante. Suas propriedades ajudam a equilibrar a atividade dos radicais livres (RL), promovendo proteção contra certas doenças como: artrite reumatoide, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, Alzheimer e doenças oculares.

Reduz o colesterol
O extrato de folha de alcachofra tem sido associado na redução dos níveis de colesterol.

Reduz os níveis de açúcar no sangue
A alcachofra contém inulina, que é hipoglicemiante, recomendado para diabéticos, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Combate hipertensão
Em estudo publicado no Journal of Dietary Supplements, os pacientes com níveis de pressão arterial ligeiramente elevados foram alimentados com extrato de folha de alcachofra. Após 12 semanas, aqueles que ingeriram o chá, tiveram níveis de pressão arterial mais baixos. Os cientistas concluíram que a folha de alcachofra pode ajudar a reduzir os níveis de hipertensão leve.

Contraindicações
Mas assim como outros tipos de chás, também há algumas contraindicações quanto ao consumo dessa bebida.Para quem é alérgico a camomila e dente de leão, há uma boa chance de ser alérgico a alcachofra também.

Em casos de doenças relacionadas aos rins não é indicado consumir a bebida. O chá pode causar cólicas, principalmente, em pessoas que sofrem de pedras nos rins.

Modo de preparo do chá

Em 1 xícara de chá, coloque ½ colher (chá) de extrato de folha de alcachofra. Ferva 200ml de água e despeje na xícara. Mexa até que o pó (extrato) esteja totalmente dissolvido. Coe e beba em seguida.

De preferência, não adicione adoçantes, pois o chá de alcachofra tem uma doçura suave natural.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda