NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Branqueamento de alimentos: como fazer?

Já deixou de comprar algum legume ou hortaliça por medo de não conseguir consumir tudo antes que estrague? Ou então, pelo contrário, quando você se empolga e compra demais, mas depois percebe que não conseguirá preparar tudo a tempo? Nesses casos, congelar é a saída perfeita.

Até porque o congelamento, feito da maneira correta, absorve boa parte dos nutrientes dos alimentos, chegando a 70% de preservação, além de não alterar em nada o sabor do produto.  E o branqueamento se destaca entre as mais importantes formas de armazenamento, que nos permite guardar os alimentos por até 3 meses. A técnica consiste em cozinhar os vegetais por pouco tempo em água fervente e, em seguida, resfriá-los numa tigela de água gelada.

Passo a passo

Antes de qualquer coisa, limpe muito bem todas as verdures. Lave as hortaliças em água corrente e coloque os legumes de molho em uma solução de vinagre com água. Em seguida, corte os vegetais em tamanho uniforme para que todos cozinhem igualmente.

Depois,  é hora de ferve-los. Para isso, encha uma panela com bastante água, aguarde levantar fervura e coloque o vegetal escolhido e espere o tempo adequado.

Na técnica de branqueamento, o tempo de fervura varia de acordo com as características do alimento. Por exemplo: vegetais mais “sensíveis” como pimentão, ervilha, berinjela, espinafre, rúcula, agrião, couve e folhas em geral devem ser fervidos por apenas 1 minuto.  Já os alimentos mais “duros” como batatas, abóbora, beterraba, nabo, cenoura, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas levam de 2 a 3 minutos na água fervente. O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada.

Quando a água da etapa anterior estiver em ebulição, encha uma tigela com água fria e alguns cubos de gelo. Aguarde o tempo de fervura do seu vegetal completar e retire-o da panela com a ajuda de uma escumadeira, colocando-o imediatamente depois na água gelada para parar o processo de cozimento.

Por fim, remova-o da água fria depois de 1 minuto, escorra com a escumadeira e separe o vegetal em pequenas porções para levar ao freezer

Alimentos que não podem ser congelados

Como toda regra há exceção, com o congelamento não seria diferente. Alguns alimentos como ovos cozidos, maionese e batata não podem ir para o freezer, uma vez que congelados eles perdem a sua textura, cor e até mesmo o sabor. O ideal nesses casos, é preparar apenas o que for consumido na hora, para que não haja o desperdício dos alimentos.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda