NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Aprenda a fazer sua própria máscara

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a corrida pela fabricação e aquisição de máscaras só aumenta. Mas é importante destacar que as máscaras cirúrgicas e N95 devem ser destinadas a pacientes com COVID-19 confirmada e profissionais da saúde.

Para nós, o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras de pano, quando tivermos que sair de casa. E saiba que você mesma pode fazer a sua e de sua família! Como? Siga o passo a passo abaixo, sugerido após uma pesquisa realizada por professores e pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tecidos ideais para confecção:
Tecido não elástico (tipo tricoline ou malha de camiseta fina com quantidade mínima de algodão de 65% na sua composição. A máscara feita deste material é lavável e reutilizável. A folha de elemento filtrante precisa ser trocada após quatro usos (quatro desinfecções da máscara).

Tecido-não-tecido (TNT) de alta compactação e diferentes gramaturas (nunca menor de 45 g/m², e recomendado 100 g/m²) e 100% polipropileno. Uso único descartável.

Tamanhos ideais de tecido
Tamanho G
Pedaço externo: 30 cm (altura) x 23 cm (largura)
Pedaço Interno: 18 cm (altura) x 23 cm (largura)

Tamanho P
Pedaço externo: 25 cm (altura) x 23 cm (largura)
Pedaço Interno: 15 cm (altura) x 23 cm (largura)

Elásticos
Coloque dois elásticos de 17 cm cada, nas laterais, para segurar a máscara atrás das orelhas com alguma tensão.
A ideia é formar uma estrutura de envelope, por onde entrará a folha de papel absorvente de polipropileno+celulose (papel-toalha de cozinha reutilizável).Esta folha deve ser dobrada de forma que exceda um pouco o tamanho interno (altura) do bolso da máscara, a fim de evitar espaços desprotegidos com fluxo de ar não filtrado. Introduzir a folha e acomodar com as mãos com o cuidado de que chegue até os cantos internos da cavidade.

É recomendado que se faça pelo menos duas pregas no tecido, uma vez formado o envelope, e costurá-las nas laterais para melhor ajuste ao rosto. O tamanho dos elásticos (17 cm cada) e dos tecidos pode e deve ser modificada dependendo da estrutura facial de cada pessoa.

O correto é que o ar entre pela boca e nariz através da máscara e não por algum dos lados. E nunca coloque a sua mão na parte externa da máscara, apenas nas laterais internas e sempre depois de ter lavados as mãos.

Vale destacar que o uso de máscaras é uma medida adicional e não substitui a higienização das mãos, o distanciamento social e o isolamento de casos positivos.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda