NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Aprenda a desenformar bolo

Não tem nada pior do que fazer um bolo fofinho e perfeito e ter que servi-lo no tabuleiro porque não sabe desenformar. Ou pior, quebrar ele ou ficar preso na forma na hora de desenformar. Eu já passei muito por essa situação.

A verdade é que desenformar bolo requer técnica como qualquer outra coisa na cozinha. Hoje você vai aprender de uma vez por todas a desenformar bolo sem errar.

Escolha uma forma em bom estado

Essa, sem dúvida, é a primeira dica, pois uma forma enferrujada ou danificada impossibilita que você desenforme o seu bolo em perfeito estado. Portanto, é essencial que a forma esteja com a superfície lisinha para que a massa saia inteira quando estiver pronta.

Unte a forma corretamente

A segunda preocupação é com a maneira que você está untando a sua forma de bolo. Tanto o óleo quanto a manteiga servem bem para a função. Depois de escolher uma das duas opções, é preciso espalhá-la em toda a forma, principalmente os cantos, deixando tudo coberto pela gordura.

Após essa etapa, entra a farinha de trigo, aproximadamente 3 colheres de sopa. Vire a fôrma até a farinha cobrir toda a gordura e descarte o restante da farinha que sobrar. Dê umas batidinhas que o excesso se solta facilmente. Pronto, a sua forma está untada!

Ah! A margarina não é indicada para essa função, uma vez que tem muita água em sua composição. Para utilizá-la é preciso que tenha pelo menos 74% de lipídios. Caso contrário, grande parte dela vai evaporar, deixando o bolo ressecado e com chance de ficar grudado na forma.

Deixe a forma na geladeira antes de despejar a massa

Não deixe para untar e enfarinhar o bolo com a massa pronta para despejar. O ideal é fazer o processo e colocar a fôrma na geladeira por 10 minutos. Isso fará com que a manteiga demore mais para derreter no forno, dando tempo do bolo cozinhar mais antes de entrar em contato com o alumínio.

Espere o bolo ficar na temperatura ideal

Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.

Nessa hora é necessário virar o bolo de forma correta. Para isso, apoie o prato (ou a bandeja) em cima do bolo e, em seguida, é só virar para que a massa solte da forma e fique apoiada na nova superfície.

Bolos cremosos pedem farinha de rosca

Não é para colocar farinha de rosca na massa do bolo, e sim na hora de enfarinhar a forma, depois dela untada.

Os bolos cremosos, como o de milho e aipim, são mais difíceis de desenformar, por isso, a farinha de rosca é mais indicada, pois ela é mais grossa e dará mais proteção para a parte que fica em contato com a forma.

Forma de silicone

Nunca esqueça de untar na primeira vez que for utilizá-la. Espere esfriar para desenformar e não utilize facas ou objetos cortantes.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda