NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Aprenda a congelar alimentos

Se tem uma coisa boa nessa vida é congelar alimentos! Aqui em casa procuro ter sempre opções de pratos congelados que são a solução para um dia corrido ou para aquela visita de última hora.

Mas não basta congelar! Também é fundamental que você faça o procedimento da maneira correta. Só assim conseguirá manter a textura, o sabor e a cor das comidas.
Por isso, vou compartilhar umas dicas bem legais de armazenamento de alimentos aqui no post. Confira:

Pegue leve nos temperos

O congelamento potencializa o sabor do tempero e tende a amaciar os alimentos, por isso vale reduzir o tempero usado dos pratos. Para pratos prontos, divida o prato, ainda quente, em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será consumido.

Cuidados com estes alimentos

Todos os alimentos podem ser congelados de maneira segura, ou seja, sem colocar nossa saúde em risco. No entanto, alguns deles perdem gosto e textura se levados ao freezer, como é o caso de ovos, maionese, creme de leite e produtos lácteos em geral, tofu, ricota e vegetais e frutas com alto teor de água.

Verduras e legumes? Só cozidos

Prefira congelar legumes e verduras que serão fritos, cozidos ou assados posteriormente. Se a ideia é consumi-los crus e frescos, é melhor não levar ao freezer pois perderão a textura.

Descongelamento é feito na geladeira

Na geladeira, o ataque das bactérias é mais lento e o processo suave de descongelamento ajuda a manter cor, sabor e textura dos alimentos. Deixar o alimento sobre a pia para descongelar mais rápido é sempre um risco, por conta da proliferação de bactérias em temperatura ambiente. Se não puder deixar na geladeira, procure usar o micro-ondas em potência mínima para descongelar. Escolha a função de descongelamento ou diminua a potência do aparelho a 50% e coloque alguns minutos no timer.

Recongelar, nem pensar

Descongelou o prato, a carne ou as frutas e não vai usar? Jamais recongele, pois esta ação aumenta quantidade de bactérias no alimento, que podem causar intoxicações.

Embalagens de congelamento a vácuo

Use sacos próprios para congelamento a vácuo, assim você evita que o gelo acumule no alimento e impede o contato com o ar, que é inimigo da comida congelada. Se não tiver saco à vácuo, utilize uma sacola comum e procure tirar de dentro dela o máximo de ar que conseguir, amarrando bem no final.

Gostou das dicas? Espero que tornem seu dia a dia mais prático!

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda