NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Amamentação: o que uma mãe deve saber

Amamentar é um dos momentos mais esperados pelas mamães, não é mesmo? Quem não ficou sonhando com aquela imagem do bebê nos braços sendo alimentado? Eu fiquei, e creio que você também.

Claro que às vezes surgem algumas dificuldades e dúvidas, mas hoje existem muitos profissionais preparados para ajudar nós, mamães, de primeira ou outras viagens.

Em conversa com amigas gravidinhas, ou até mesmo com mulheres que não estão grávidas, mas pensam em ter filhos, algumas dúvidas aparecem para todas. Então, juntei essas perguntas e conversei com o Dr. Jayme Murahovschi, pediatra geral, gastroenterologista pediátrico, e pediatra do Max, para esclarecer as questões.

Qual a dieta é recomendada durante a amamentação?

A dieta recomendada durante a amamentação deve ser rica em  legumes, verduras, frutas, carne ou peixe, ovo cozido, cereais integrais, leguminosas, lácteos (leite desnatado, iogurte, queijo branco), azeite e muita água.

Existem restrições alimentares? O que a mãe não deve comer?

A mamãe deve evitar alimentos com gordura saturada, frituras, açúcar, refrigerante, doces e guloseimas em geral.

Por quanto tempo deve-se amamentar a criança?

A OMS diz que a criança deve ser amamentada até 2 anos ou mais. Na prática atual recomendo pelo menos até 1 ano a 1 ano e meio. Mesmo com a mãe trabalhando fora, a amamentação pode ser preservada pela manhã e à noite, e eventualmente,  extrair o leite e oferecer de outra maneira.

Quanto tempo deve durar cada mamada? Qual o intervalo ideal entre elas?

O aleitamento materno deve ser feito de acordo com a demanda do bebê, que vai determinar a duração da mamada e o intervalo entre elas. No início as mamadas são mais longas e o intervalo menor; a partir de 1 mês, a duração diminui e o intervalo aumenta passando a ser cada 3 (eventualmente 4) horas.

*Dica do Pediatra: Não confundir a demanda do bebê com colocar no peito a cada chorinho. Convém controlar o crescimento (peso e comprimento) regularmente.

É aconselhável acordar o bebê para mamar durante a madrugada?

O bebê que está crescendo bem, se estiver dormindo tranquilamente, não deve ser acordado para mamar.

Como saber se a criança mamou o suficiente?

Para saber se a criança mamou o suficiente é muito  fácil. A mamada adequada é aquela que o bebê larga o peito porque ficou satisfeito. Se a mãe achar que ele mamou pouco, pode oferecer (apenas oferecer) de novo o peito alguns minutos depois, mas nunca insistir.

O que pode ser feito para aumentar a quantidade de leite?

A quantidade de leite pode diminuir em algumas situações. A mãe deve descansar o suficiente, amamentar em ambiente tranqüilo, reduzir o intervalo das mamadas, extrair manualmente o leite que sobrou da mamada e dar uma mamada a mais. Em alguns casos, o pediatra pode prescrever medicamento por tempo limitado.

O bebê só quer o peito, mesmo já estando na idade de comer outros alimentos. O que a mãe deve fazer?

Um erro que pode ser evitado. Iniciar a alimentação complementar (papinhas, frutas) aos 6 meses de idade. Começar com pouco. No início (1ª semana) pode ser complementado com a mamada, a qual depois é retirada. Manter o horário das mamadas que nesta fase já é de aproximadamente 4/4 horas.  Nos casos já estabelecidos é melhor que outra pessoa dê a comida para o bebê com a mãe não presente.

 

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda