NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Alimentos Funcionais

Seguir uma alimentação saudável é regra número um para ter mais saúde e qualidade de vida. E esse é meu lema para 2020! Um alimento funcional, como é o caso da banana verde, é capaz de proporcionar benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos, além de contribuir para o controle e redução do risco de uma série de doenças.

A banana verde é composta por dois tipos de amidos resistentes: o tipo 1, que retarda ou impede a ação de enzimas digestivas, e o tipo 2, que é digerido mais lentamente.

O amido resistente é uma parte do amido que apresenta comportamento semelhante ao da fibra alimentar, ou seja, ele estimula a produção das bactérias que fazem bem ao intestino. Seu consumo auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de problemas como diarreia e prisão de ventre, além de prevenir o desenvolvimento de doenças mais graves, como o câncer de intestino.

A biomassa de banana verde ainda tem baixo índice glicêmico e contribui para o emagrecimento porque promovem saciedade por mais tempo.

Como preparar a biomassa

A polpa da banana verde cozida é chamada de biomassa de banana verde, que pode ser usada no preparo de subprodutos como a farinha e na confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo parte da farinha de trigo, além de iogurtes, molhos, sucos e vitaminas.

Para prepará-la é muito fácil:
Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem. Em uma panela de pressão com água fervente, cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos.

Desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 8 minutos. Espere o vapor escapar naturalmente. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.

Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente para não esfarinhar.

Processe até obter uma pasta bem espessa. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico ou em formas de gelo. Ela pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda