NEWSLETTER
Fechar
BUSCAR POR
Fechar
Fechar
Manteiga ou margarina: qual a melhor opção?

A diferença vai muito além do sabor. A manteiga é um produto derivado do leite, obtido a partir do batimento do creme de leite (nata), e é rica em gorduras saturadas, lactose e sal. Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, que possuem gorduras insaturadas, a uma temperatura bastante elevada, que transforma a gordura original em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas).

Então entre a gordura saturada da manteiga e a gordura trans da margarina, qual é a opção mais saudável para o dia a dia?

Estudos comprovam que comer margarina aumenta em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres. Já consumir manteiga ajuda o seu organismo a absorver melhor os nutrientes presentes em outros alimentos. Ou seja, os especialistas aconselham mais a comer manteiga!

Manteiga
A manteiga é naturalmente rica em ômega 6, que é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combatendo o colesterol ruim e os altos níveis de glicose no sangue. Também auxilia na absorção de alguns nutrientes importantes, como as vitaminas A, B, E e K.

Além disso, o organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizá-la. O ideal é consumir duas colheres de chá de manteiga por dia. Se não houver exageros, a manteiga não compromete a dieta e faz bem à saúde.

Margarina
Notando a desconfiança dos consumidores, a indústria resolveu criar um processo que tirasse a gordura trans da margarina, chamado de interesterificação. Assim, o produto ficou livre de gorduras trans ou saturadas e a taxa de gorduras totais pode chegar a zero. Esses produtos costumam ser mais caros, mais cremosos e podem ter até um selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Caso você seja diagnosticado com doenças cardíacas ou colesterol, a melhor opção é a margarina sem gordura trans.

Culinária
No quesito sabor e textura, a manteiga é mais indicada. Não é à toa que é usada em quase todas as receitas de confeitaria. No preparo de biscoitos e bolachas, a manteiga pode deixar a receita mais crocante.

Mas apesar dos benefícios da manteiga na preparação de determinados pratos, ela pode ser substituída pela margarina, sim. Porém, para garantir uma boa consistência, a melhor opção é comprar margarina de uso culinário, que tem a mesma textura da manteiga, só não tem o mesmo sabor.

Abelhinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINAR NEWSLETTER
Topo
© Copyright 2018 - Mommy’s Tips by Fernanda Miguita. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Mommy's Tips - Fernanda Miguita

Fernanda Miguita

Faça você mesma

Dicas da Fernanda